Estudantes participam do Projeto Vereador Por Um Dia

Escola Estadual Zélia Gattai na Vila  CorrêaDezessete alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio da Escola Estadual Zélia Gattai Amado (foto) situada na Rua Carlos de Campos, 422, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos vão participar de uma experiência inédita na próxima segunda-feira, dia 08, das 09h às 18h. Na verdade, os estudantes integrarão o Projeto Vereador Por Um Dia criado pela Câmara Municipal desde 1997. A ideia partiu do então vereador Alfredo Walter Regner, o Dr. Alfredo (in memorian). A iniciativa da Casa visa incentivar a prática de aspectos cívico-educativos a comunidade estudantil local.

A programação da presente edição do Vereador Por um Dia inclui, às 09h café da manhã; às 09h30, plenária para apresentação; às 10h, visita ao prefeito municipal, Acir dos Santos Filló (PSDB), o Acir Filló, no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis e das 12h às 13h, almoço e depois a comitiva de vereadores mirins vai ao Mais Mulher, no Sítio Paredão, no centro. Além disso, os alunos figurados de Vereador Por Um Dia vistoriam obras nas Avenidas Brasil, na Vila Corrêa e Governador Jânio Quadros, no Parque São Francisco e das 17h às 18h, realizam sessão simulada.

Ao final da maratona de eventos, todos os 17 estudantes participantes ganham um certificado. Para a direção da EE Zélia Gattai Amado, o fato de seus alunos terem a chance de vivenciar o cotidiano de um vereador será importante para fortalecer a participação democrática por meio dessa ação política. Para se inscrever no Projeto Vereador Por Um Dia, basta à unidade escolar pública ou privada interessada encaminhar ofício a Mesa Diretora da Câmara Municipal dentro do período legislativo e, posteriormente, aguardar o seu imediato deferimento.

No caso específico da Escola Estadual Zélia Gattai Amado, a direção manifestou interesse no assunto no início do mês passado. Para tanto, a direção da instituição de ensino contou com a intermediação, ou seja, fora estimulada a participar do Projeto Vereador Por Um Dia pelo parlamentar Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, que, por sinal, continua dando o apoio necessário respaldado é claro pelo presidente da Casa, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho. Para o Legislativo em geral, será sempre uma satisfação poder proporcionar essa oportunidade única á classe estudantil local.

Por Pedro Ferreira.