Estudantes de escolas públicas são incentivados para a política

Para despertar o interesse de adolescentes e jovens (foto) pelo exercício da política, em geral, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos está promovendo o projeto Parlamento Estudantil que abrange alunos do 7º ao 9º do ensino fundamental II e do ensino médio. O evento começou na última terça-feira, dia 27, e deve ser concluído na próxima terça-feira, dia 04. A edição é uma evolução do plano “Vereador Por Um Dia” criado, em 1997.

Nos primeiros dois dias, a Casa recebeu alunos do ensino médio de escolas estaduais situadas na cidade. No primeiro dia, eles conheceram o cotidiano do Legislativo e de algumas secretarias municipais, entre elas, a pasta da Educação e departamentos. Além disso, os estudantes reuniram-se com o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta. Inicialmente, o gestor (centro) ressaltou o saneamento das finanças públicas, aliás, tido como o principal legado de sua administração.

Por sua vez, Zé Biruta (centro) foi questionado sobre a falta de iluminação pública, a construção do shopping center, na Vila Romanópolis e a destruição do antigo prédio da Escola Técnica Estadual (Etec), na Vila Jamil, entre outros, assuntos. Em resposta, o prefeito prometeu melhorar a iluminação trocando as atuais lâmpadas por de Led, que o centro comercial será finalizado ainda no seu governo e no lugar da Etec vai funcionar um setor de hemodiálise em parceria com a iniciativa privada.

No segundo dia, os alunos realizaram uma sessão simulada quando apresentaram requerimentos e indicações para a administração da cidade. No caso dos questionamentos, os documentos também foram assinados por vereadores para que os mesmos possam ser enviados para as providências cabíveis. De um modo geral, os temas giraram em torno do passe livre para idosos acima de 60 anos, da limpeza urbana, segurança pública e saúde como, por exemplo, a volta do Pronto Atendimento Infantil.

                                               Garotada

Na quinta-feira, alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs)Primorosa Jorge, na Vila Santo Antônio, e Myriam Alckmin, no Conjunto Residencial Presidente Castelo Branco participaram do projeto. Acompanhados de professores, a turma visitou os gabinetes e setores da Casa. Na oportunidade, eles foram recepcionados pelos autores do plano, Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha (dir) e Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue. Na terça-feira, às 10h, os estudantes promovem sessão simulada.

Por Pedro Ferreira, em 30/11/2018.