Eliel Fox quer reduzir filas de idosos e deficientes em postos

Idosos e pessoas com deficiência poderão agendar consultas médicas por telefone em postos de saúde de Ferraz de Vasconcelos, em breve. No caso de idosos, o limite mínimo de idade é de 60 anos na data da avaliação médica. Por outro lado,  a pessoa com deficiência física ou mental precisará comprovar a sua condição também no momento da visita ao profissional especializado. 

Ainda, de acordo com o projeto de lei, o agendamento da consulta será possível realizado por telefones nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde o paciente já estiver cadastro ou nos centros de especialidades. Para marcar a perícia por telefone, o interessado deverá apresentar na ocasião do atendimento o seu documento de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o texto apresentado pelo vereador, Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox (foto), na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 20, prevê também que os postos de saúde deverão afixar em local visível a população material indicativo do conteúdo da presente lei. Para o autor, a medida vai humanizar o atendimento preferencial e, ao mesmo tempo, evitar a presença de idosos e pessoas com deficiência em filas intermináveis.

“Na realidade, esse atendimento priorizado é de suma importância para reduzir significativamente a vulnerabilidade de idosos e de pessoas com deficiência proporcionando assim mais qualidade de vida e uma maior integração social. Enfim, permitirá uma situação mais digna a membros desses dois segmentos tão especiais, porém, em geral, desrespeitados no dia a dia”, comenta Eliel Fox.

Por Pedro Ferreira, em 23/08/2018.