Sempre preocupado com a segurança de motoristas e pedestres, em geral, o vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox (foto) solicitou estudos técnicos ao setor competente da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos objetivando a instalação de um redutor de velocidade no trecho situado entre os números 250 a 360 da Rua da Saudade, em frente ao cemitério do mesmo nome, no Jardim Leila. Segundo ele, o referido perímetro fica exatamente na descida até o entroncamento com a Rua Santos Dumont.
No documento apresentado na sessão ordinária, na quinta-feira, dia 10, o parlamentar salienta que é bastante comum, de acordo com os relatos de moradores, carros trafegarem em alta velocidade no local, fazendo inclusive ultrapassagens proibidas e, ao mesmo tempo, perigosas colocando assim a risco a integridade física de transeuntes. Além disso, para agravar ainda mais o perigo, o trecho serve de acesso a escolas e creches nas imediações do bairro.
Por isso, Eliel Fox faz um apelo para o bom senso da área técnica da administração da cidade, ou seja, do pessoal da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana para estudar com o máximo de carinho a sua reivindicação em benefício daquela comunidade próxima e do cidadão de um modo geral. Ele acrescenta que os acidentes de trânsito são recordistas de causas de morte no mundo e, no nosso país, somente de 2008 a 2016, perderam a vida 368.821 pessoas.
O Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocupa a quinta colocação nesse quesito ficando atrás apenas da Índia, China, dos Estados Unidos e da Rússia. Para reduzir os impactos perversos dessa carnificina no trânsito, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promove todos os anos de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. “Portanto, senhores técnicos da municipalidade enquanto os motoristas não respeitam a sinalização de trânsito, por favor, façam alguma coisa para coibir a alta velocidade na Rua da Saudade”, conclui Eliel Fox.
Buraqueira
Além disso, Eliel Fox pediu ainda o fechamento de buracos nas Ruas Mariana Ascoli Rotuno e MMDC, na Vila Leite, próximo ao Cemitério da Saudade, na Paraguai e Uruguai, no Jardim Bela Vista e na Rua Santos Dumont, 2.109, na Matogrosso e Rio Grande do Sul, no Tanquinho. Para ele, esses trechos das citadas vias públicas encontram-se totalmente esburacados e, neste caso, causando prejuízos materiais e, acima tudo, podendo provocar acidentes fatais.
Por Pedro Ferreira, em 10/10/2019.