Eliel Fox propõe postos de saúde abertos até mais tarde

Como Ferraz de Vasconcelos é conhecida pela característica de “cidade-dormitório”, ou seja, a maioria de sua gente trabalha fora, sobretudo, na capital paulista e, portanto, não possui tempo suficiente para procurar serviços públicos essenciais no cotidiano, o vereador Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox (foto) quer que a Secretaria Municipal da Saúde estude a possibilidade de ampliar o horário de atendimentos nos postos até às 21h. Hoje, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam das 8h às 17h.

Segundo ele, a possível adoção da medida administrativa poderia abranger ainda o expediente da farmácia municipal, isto é, do setor de dispensa de medicamentos situado em cada posto de saúde local. Na avaliação de Eliel Fox, com a provável abertura no período noturno compreendido até às 21h, o munícipe teria a chance de ser atendido e, ao mesmo tempo, contribuiria para reduzir o número de usuários durante o horário normal.

Para ele, o próprio governo federal por meio do Ministério da Saúde já anunciou apoio financeiro aos municípios que por ventura decidam aumentar o horário de atendimento de seus postos de saúde. O objetivo da iniciativa seria ampliar o acesso aos serviços da chamada “atenção primária” em saúde, na qual, o Sistema Único de Saúde (SUS) representa a principal porta de entrada. Com a medida, a União planeja desafogar o fluxo de pacientes no setor de emergências de hospitais.

Para aderir ao programa, os prefeitos de cada município vão receber o modelo de como estender o horário de atendimento das UBS para 60h ou até 75h por semana. Além disso, os gestores municipais de saúde terão ainda autonomia para sugerir quais serão os postos que terão o expediente ao público ampliado. Para tanto, eles deverão levar em consideração a demanda existente e a realidade local. A indicação de Eliel Fox poderá ser lida em plenário na próxima segunda-feira, dia 29, a partir das 18h. Ferraz tem, no momento, 13 postos de saúde.

Por Pedro Ferreira, em 25/04/2019.