Edifício do 1º DP na Margarida terá o nome do Dr. Lucas de Mello

Ex-vereador Dr. Lucas de MelloPrestes a ser inaugurada, a sede do virtual 1º Distrito Policial (DP) na Rua Stella Mazzucca, 940, na Vila Santa Margarida, em Ferraz de Vasconcelos, deverá ter o nome do saudoso vereador e advogado militante por 33 anos (foto)  Dr. Lucas de Mello. A justa homenagem ao ilustre homem público, respeitado profissional do Direito e cidadão será votada em primeira discussão na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 05, a partir das 18h. O projeto de lei é de autoria do presidente da Câmara Municipal, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, porém, também é apoiado pela maioria da Casa.

Dr. Lucas de Mello faleceu, aos 72 anos, vítima de infarto fulminante, em 26 de março deste ano. Natural de Quatá, na região de Assis (SP), mas, logo cedo veio morar, na Capital e, finalmente, escolheu Ferraz de Vasconcelos como o seu último lugar para residir e construir a sua família e a sua brilhante carreira política e profissional sempre dedicado às causas cível e penal. Na política, elegeu-se vereador cinco vezes e de maneira consecutiva de 1970 a 1992. No período, presidiu o Poder Legislativo em quatro oportunidades. Além disso, aposentou-se na Companhia de Gás do Estado de São Paulo (Comgás), onde trabalhou por 38 anos.

Em setembro de 2011, o Dr. Lucas de Mello voltou a Câmara Municipal na qualidade de suplente depois de mais de duas décadas ausente. Na época, ele substituiu a então vereadora, Anália de Oliveira Schiavinati, a Dona Anália.  Em contrapartida, no ano anterior, fora agraciado com a principal honraria do município, ou seja, recebera o título de cidadão ferrazense por seus relevantes serviços prestados a coletividade local. O ex-vereador e advogado era casado com a servidora pública municipal, Honorina Silva Mello, a Nora, com quem teve as filhas, Helena Maria e Lilian, aliás, em vias de formarem-se em medicina.

Delegado-seccional de Mogi das Cruzes, Dr. Marcos BatalhaAlém disso, o plenário aprovará em primeiro turno o projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão ferrazense ao atual delegado-seccional de Mogi das Cruzes e Região (foto), Dr. Marcos Batalha, por sua importante atuação em prol da segurança pública, em Ferraz de Vasconcelos e, em especial, por ter contribuído para a instalação do 1º DP, na Vila Santa Margarida. A exemplo do Dr. Lucas de Mello (1980), o delegado também formou-se em Direito pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, em 1990, onde leciona. Ingressou na Polícia Civil, em 1985, como escrivão. Ele é ainda professor concursado da Academia de Polícia Civil paulista. O texto é de Fabinho, porém, é apoiado pela maioria dos vereadores. “É um gesto de gratidão ao Dr. Marcos Batalha”, conclui Fabinho.

Por Pedro Ferreira.