A deputada estadual e presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha (PT), a Professora Bebel (foto) estará em Ferraz de Vasconcelos para debater o Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) permanente e a vinculação de recursos para a Educação. O fórum ocorre nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 18h, na Câmara Municipal, no centro.
O movimento em defesa da continuação do Fundeb cuja validade acaba legalmente no final do ano que vem foi lançado por Bebel na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no começo deste mês. Para ela, o assunto abrangendo o Fundeb vai muito mais além do que somente garantir o financiamento público da educação básica, no país.
Ainda, segundo a deputada estadual petista, caso a sociedade não se mobilize e, sobretudo, professores e estudantes as possíveis desvinculações de recursos em estudo, em Brasília, podem desmontar o fundo. Por isso, é fundamental discutir o tema. “Na realidade, pretendemos debater a permanência do Fundeb em todo o Estado de São Paulo”, diz Bebel.
A campanha pelo Fundeb permanente e a vinculação de recursos para a Educação é suprapartidária e, portanto, não está associada apenas ao Partido dos Trabalhadores. Bebel acrescentou ainda que ter acesso à educação básica é um direito do cidadão e um dever do Estado. A renovação do plano faz parte da Proposta de Emenda Constitucional (PEC-15/2015) precisa ser votada até novembro de 2019. O vereador Claudio Ramos Moreira (PT) apoia o seminário em Ferraz.
Por Pedro Ferreira, em 16/10/2019.