Crianças podem ter cartão para passar nas catracas

Vereador Willians do Gás (PSB) apoia fim de vexame contra criançaCom a finalidade de evitar qualquer tipo de constrangimento, o vereador  (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, está propondo a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos para que estude a possibilidade de criação de um cartão eletrônico infantil para liberar a passagem nas catracas de ônibus de crianças até seis anos. Hoje, a criança até essa faixa etária da idade tem assegurada por lei a gratuidade na tarifa, porém, a beneficiada precisa passar por debaixo rastejando-se ou pular o equipamento. O pedido ocorreu na segunda-feira, dia 25. O cartão também serviria para comprovar, de fato, o limite de idade da criança.

Por isso, o vereador Willians do Gás acredita que por ser obrigada a fazer tal procedimento no interior dos coletivos à criança de até seis anos de idade acaba enfrentando uma situação bastante humilhante perante os demais passageiros. Neste caso, além de a criança ficar na maioria das vezes envergonhada tem ainda o inconveniente, por exemplo, de sujar a sua roupa, principalmente, quando trata-se da cor branca. “Na realidade, pode parecer uma coisa simples, no entanto, dependendo do caso o incômodo aumenta ainda mais para a criança, seus pais ou responsáveis”, diz.

Em virtude da importância de sua reivindicação em benefício de milhares de crianças residentes no município, o vereador Willians do Gás disse que agora espera poder contar com a sensibilidade do departamento competente da municipalidade e, ao mesmo tempo, da compreensão da empresa concessionária Radial para que de maneira conjunta coloque em prática o quanto antes o tipo de cartão sugerido. Afinal, essa medida não deve ter um custo muito alto e, portanto, não vai falir nem o Poder Executivo e muito menos a Radial.

Ele ressalta também que pediu, em maio de 2013, para que crianças de seis a 12 anos pagassem apenas a metade da tarifa aos sábados, domingos e feriados, mas, não obteve sucesso. Desta vez, Willians do Gás promete lutar para que o resultado seja diferente e, com isso, a criançada de até seis anos de idade pare de pular ou de passar sob a catraca. A sugestão dele foi elogiada pelos colegas Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, Luiz Tenório de Melo (PR), Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson e Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê.

Por Pedro Ferreira.