Para satisfação do vereador (foto) Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiu estudar a possibilidade para a instalação de um posto de recarga do bilhete único na estação Antonio Gianetti, no Parque São Francisco, em Ferraz de Vasconcelos. No começo de maio deste ano, o parlamentar apresentou um requerimento à empresa paulista com essa finalidade que poderá beneficiar milhares de passageiros locais.
Em ofício resposta assinado pelo diretor-presidente, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, a CPTM afirma que considera a sugestão de interesse público e, por isso, solicitou ao seu departamento técnico competente para analisar a reivindicação de Valtinho do Ipanema. Na prática, técnicos da CPTM estão verificando a estrutura física nas estações da companhia para comprovar a viabilidade da instalação de postos de recarga de bilhete único.
Caso o estudo em andamento ateste que é, de fato, possível implantar postos de recarga de bilhete único, a CPTM pretende abrir um processo licitatório visando à concessão do espaço para uma empresa especializada para fazer o atendimento, ou seja, instalar lojas. No documento resposta, a companhia informa ainda, que, hoje, esse tipo de prestação de serviço já existe na capital paulista sendo, portanto, feito por uma firma privada credenciadas pela São Paulo Transporte (SPTrans), no caso a Rede Ponto Certo.
Além disso, a CPTM destaca, que, independentemente, da instalação ou não de lojas em suas estações, na atualidade, existem máquinas compactas que substituem de maneira parcial as mesmas funções de um posto de recarga de cartão de bilhete único nas opções de crédito e débito. Mas, para o vereador Valtinho do Ipanema mesmo tendo esses equipamentos à disposição, a vida do usuário, sobretudo, a de moradores ferrazenses será facilitada mesmo quando a companhia criar lojas de atendimento nas estações.
Reforço
Também em maio do corrente, o vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, protocolou pedido semelhante na Secretaria de Estado de Governo, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. Para ele, justifica-se, perfeitamente, a colocação de terminal de recarga de bilhete único e do BOM, no município, já que, boa parte da população ferrazense de mais de 182 mil habitantes costuma pegar composições da CPTM todos os dias para ir ao trabalho e vice-versa, entre outras, atividades.
Por Pedro Ferreira.