Conselho luta pelo fortalecimento da agricultura familiar

Membros do Consea apresentam propostas na Câmara MunicipalA nova diretoria para o biênio 2014/2016 do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ferraz de Vasconcelos (Consea) pretende aproveitar esse período para lutar pelo fortalecimento da agricultura familiar, notadamente, no bairro do Cambiri. O grupo formado em sua maioria por representantes do Poder Executivo, e da sociedade civil organizada detalhou o papel do órgão durante reunião (foto) com vereadores na manhã desta quarta-feira, dia 13, na Câmara Municipal, no centro.

Para a presidente do Consea, Aparecida Regiane Oliveira, o grande desafio da entidade será viabilizar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na cidade, subsidiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O acordo com o governo federal já tem inclusive o aval do prefeito municipal, Acir dos Santos Filló (PSDB), o Acir Filló, no entanto, o fraco desempenho da agricultura local, seguramente, vai dificultar a implantação do projeto. Em todo caso, o órgão acredita no sucesso da medida nos próximos anos.

Com o PAA, os agricultores locais poderão comercializar, diretamente, a sua produção para ser usada, por exemplo, na merenda escolar como já ocorre em outros municípios. Hoje, por falta de estrutura de produtores na cidade, esse mecanismo de compra acabaria beneficiando interessados de fora. Em Ferraz, a medida poderia ajudar cerca de dez mil famílias carentes. Em contrapartida, dados preliminares indicam a existência de até 30 agricultores atuando de forma rudimentar na região do Cambiri.

Criado pela lei municipal nº 2.544, de 03 de março de 2004, o Consea planeja propor ainda como órgão de assessoramento a Prefeitura Municipal a criação do programa Viva Leite, com o intuito de beneficiar 400 famílias de baixa renda, no município. Além disso, a entidade conta também com aprovação de projetos voltados ao incentivo a agricultura familiar na cidade pelo Poder Legislativo, ou seja, o órgão quer mais estímulo ao setor por parte da municipalidade em geral.

Solidariedade

Vereadores Luiz Tenório e Claudio Ramos (1º e 2º dir) ouvem pedidos do ConseaEm nome da Casa, os vereadores (foto-1º e 2º dir) Luiz Tenório de Melo (PR) e Claudio Ramos Moreira (PT) disseram que a Câmara Municipal está disposta a apoiar toda e qualquer iniciativa que visa reativar e, ao mesmo tempo, fortalecer a produção de alimentos no âmbito do município. Afinal, como é do conhecimento de todos no País, a agricultura familiar exerce um papel fundamental no fornecimento de alimentos à mesa do povo, já que, o chamado agronegócio produz, sobretudo, grãos para exportação.

Por Pedro Ferreira.