Conselho decide relançar pela 2ª vez campanha de doação a Fundo

Audiência pública do CMDCA na CâmaraEm sua prestação de contas relativas (foto) ao primeiro ano da atual gestão, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ferraz de Vasconcelos (CMDCA-FV), anunciou que vai fazer o relançamento da campanha de doação permanente ao Fundo Municipal dos Direitos (Fumcad) pela segunda vez este ano. O ato ocorre na próxima sexta-feira, dia 06, às 9h30, no Salão Party Star, na Rua Benedito Secundino Leite, 350, no Jardim Bela Vista.

Na audiência pública, na sexta-feira, dia 29, na Câmara Municipal, o presidente da entidade, Francisco Valusterno de Araújo, o Val fez um apelo para que empresários, comerciantes, profissionais liberais e a sociedade em geral doem até 6% do Imposto de Renda (IR) devido ou até 1% no caso de pessoas jurídicas. Os depósitos podem ser feitos na conta-corrente: 15.541-1, agência: 7021-1 (BB). Os recursos serão usados para o financiamento de projetos complementares à política pública ao setor.

Na prática, essa atitude não representa nenhum prejuízo ao bolso do doador porque ele vai apenas destinar parte do valor que seria obrigado a pagar a Receita Federal. Para Val, a sociedade local precisa contribuir com o Fumcad, já que, hoje, a maior parte da doação é oriunda de fora do município e até mesmo do Estado de São Paulo. Presente na reunião, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Élio Andrade disse que os empresários querem ajudar, por isso, devem marcar uma reunião para tratar do assunto, em breve.

Membros da CPDDCANa prestação, o CMDCA fez um balanço de suas ações nos últimos 12 meses e apresentou os desafios até 2017, entre eles, a elaboração do Plano Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente para os próximos dez anos. Esse mapeamento é tido como vital para o segmento. Além disso, durante a audiência pública feita em parceria com a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CPDDCA) do Legislativo (foto-presidente Quequê (centro), relator Pastor Nelson (esq) e o membro Valtinho do Ipanema,  o órgão homenageou os ex-presidentes e algumas entidades sociais. O vereador Claudio Ramos (PT) e a secretária municipal de Promoção Social, Denise Andrade também prestigiaram a audiência pública, entre outras, autoridades.

Ex-presidentes homenageados

José Geraldo Ramos Siqueira (1993 a 1995)

Sônia Merlyn (1996 a 1998)

Antônia Alexandria (1998 a 2000) e (2000 a 2002)

Walter da Costa Victória (2002 a 2004)

Célia de Fátima Carvalho (2004 a 2006)

Maria Cristina Ferreira de Castro (2006 a 2008)

Francisco Valusterno de Araújo (2008 a 2010), porém, ele repassou para Antonio Carlos da Silva

Luzimar Santos Sanches (2010 a 2012).

Entidades e personalidades

Creche Comunitária da Mãe Pobre, atual Pequeno Aprendiz, no Jardim Pérola

Conselho Tutelar

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social

Pedro Ferreira, jornalista e assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Ferraz

Izaura Benigno da Cruz, assistente social do Foro de Ferraz de Vasconcelos

Maria Ivone Gomes dos Santos Pontes, assistente social da APAE local (in memoriam).

Por Pedro Ferreira.