Samu de Ferraz funciona sem ambulância reserva

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos está funcionando sem ter ambulância reserva de um total de cinco veículos, ou seja, dois deles encontram-se parados por falta de manutenção. Mesmo com a sua frota sucateada, o órgão mantém de maneira heroica o atendimento a população. A situação precária do Samu foi revelada durante audiência pública (foto) em relação ao terceiro quadrimestre do ano passado na área da Saúde, na quinta-feira, dia 23, na Câmara Municipal, no centro.

Além disso, para piorar ainda mais o quadro, após passar por uma auditoria do Ministério da Saúde, o Samu não obteve sucesso na avaliação e, por isso, a União acabou suspendendo o repasse de cerca de R$120 mil por mês para ajudar no custeio do órgão. Na ocasião, técnicos do governo federal constataram que as instalações físicas da unidade, assim como, as condições de trabalho dos servidores não estão adequadas. O Ministério da Saúde também cobra a manutenção própria da frota de ambulâncias.

O atual secretário municipal da Saúde Marco Aurélio Alves Feitosa disse que a atual gestão vem fazendo o possível para atender as exigências, porém, as medidas podem demorar um pouco, já que, dependem de recursos próprios e, no momento, a Prefeitura da cidade vive inclusive uma calamidade financeira. Em todo caso, fica evidente falhas de governos anteriores que não priorizaram o trabalho do Samu. Em 2016, a unidade atendeu 11 mil chamadas resultando no envio de pouco mais de sete mil atendimentos. Já 2.087 pessoas passaram trotes e 892 ligações foram por engano.

No total, no ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde realizou 1,4 milhão de procedimentos nas áreas de atenção básica, média e de alta complexidade. Para tanto, foram investidos R$48,1 milhões de recursos próprios, o que corresponde a 28,21% contra um mínimo constitucional de 15%, ou seja, R$25,5 milhões. Já o governo federal repassou R$12,1 milhões. A audiência pública feita pela (foto) Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT) durou 4h e, no período, o secretário foi sabatinado por vários vereadores. Os ex-secretários da pasta Juracy Ferreira da Silva e Ricardo Fabian Miranda Zapata participaram da reunião.

Por Pedro Ferreira.