Câmara vota a criação da semana de combate ao lúpus

Vereador Willians do Gás (PSB) homenageia Secretaria Municipal de SaúdeA Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos deverá aprovar em segundo turno o projeto de lei que trata sobre a criação da semana de combate ao lúpus no município. O evento será realizado todos os anos no período compreendido ao dia 10 de maio. O texto de autoria do vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás será votado na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 09, a partir das 18h.

Segundo o autor, a instituição da semana de combate ao lúpus, visa à promoção de atividades voltadas para orientar a população em geral de como proceder em face da presença da doença e, ao mesmo tempo, facilitar a adoção dos cuidados necessários aos pacientes. O lúpus é uma enfermidade autoimune que pode afetar, principalmente, a pele, os rins, o cérebro, assim como, os demais órgãos do corpo humano.

As chamadas moléstias autoimunes acontecem quando o sistema imunológico da pessoa ataca os tecidos conjuntivos saudáveis do seu corpo. De um modo geral, a medicina ainda não descobriu, exatamente, o que provoca esse comportamento anormal, porém, pesquisas indicam que o distúrbio seja o resultado de uma combinação de fatores, entre eles, a genética e o meio ambiente.

O lúpus é uma doença rara que acomete com mais frequência às mulheres do que os homens, sobretudo, dos 15 aos 50 anos. Na prática, esse desequilíbrio do sistema imunológico ocorre, justamente, com o tecido que deveria defender o organismo humano de agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos. No Brasil, estima-se a existência de 16 mil a 80 mil casos do problema.

Por Pedro Ferreira.