Câmara Municipal presta homenagem a Luciano do Valle

Luciano do ValleEm votação simbólica, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou requerimento de voto de profundo pesar pelo falecimento do narrador esportivo (foto) Luciano do Valle, de 66 anos, vítima de infarto fulminante, no último sábado, dia 19, em Uberlândia (MG). A homenagem ao saudoso locutor esportivo de autoria do vereador Luiz Tenório de Melo (PR) ocorreu na sessão ordinária, na terça-feira, dia 22.

Luciano do Valle Queiroz nasceu, em 04 de julho de 1947, na cidade de Campinas, no interior paulista, filho do comerciante Rubens do Valle e da professora Tereza de Jesus Leme do Valle. Iniciou a sua carreira profissional aos 16 anos como locutor na Rádio Educadora, porém, tempos depois já narrava jogos de futebol pela Rádio Brasil, ambas de sua terra natal.

Na sequência, fora convidado pelo famoso locutor, Pedro Luís Paolielo passando a atuar na Rádio Gazeta, em São Paulo. Em 1968, deixa a emissora para integrar a equipe de esportes da antiga Rádio Nacional de São Paulo. Na época, fazia a narração de diversas modalidades, como o vôlei e o basquete. Em 1970, participou da cobertura da Copa do Mundo, no México, onde o Brasil sagrou-se tri-campeão.

No começo da mesma década, ingressou na Rede Globo e, em 1974, tornou-se o principal narrador da emissora até 1982. Depois foi para a Record e, finalmente, para a Bandeirantes, onde criou o programa Show do Esporte. Ao longo de sua carreira, Luciano do Valle cobriu dez mundiais de futebol e inúmeras Olimpíadas. Em 2013, comemorou 50 anos de profissão. Dono de uma voz vibrante fez da emoção a sua marca. Era considerado um narrador completo.

Por Pedro Ferreira.