Câmara define integrantes de comissões permanentes nesta 3ª

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos (foto) elege os novos integrantes de suas comissões permanentes incluindo as três novatas de Transporte Público, de Promoção, Assistência e Desenvolvimento Social e de Proteção e Bem-Estar Animal. A sessão especial da Casa ocorre nesta terça-feira, dia 22, às 10h. Na ocasião, serão escolhidos em voto aberto os presidentes, relatores e membros de cada grupo para o biênio 2019/2020.

Fazem parte ainda do Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de Orçamento, Finanças e Contabilidade, de Obras e Serviços Públicos, de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, de Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência, dos Direitos do Consumidor, da Segurança Pública, do Idoso. Completa a lista a de Ética de Decoro Parlamentar.

Do total de 14 comissões permanentes, são todas, na prática, importantes, na hora de emitir o parecer pela legalidade de assuntos pertinentes a sua abrangência, porém, figuram como as principais a CCJ e a de Orçamento, Finanças e Contabilidade. Em geral, a eleição não apresenta uma disputa acirrada, aliás, a tradição é haver consenso entre os vereadores, mas para acertar os detalhes antes do pleito, o presidente da Casa, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) fez uma reunião, na quinta-feira, dia 10.

Em relação às três comissões permanentes novatas, todas são de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo, contudo, as iniciativas para a criação delas partiram, respectivamente, dos vereadores, Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, de Claudio Ramos Moreira (PT) e de Claudio Roberto Squizato (PSB). Com isso, existe uma grande possibilidade dos três serem eleitos os presidentes. Enfim, o único que não pode ocupar nenhum cargo nesses colegiados é o comandante da Câmara Municipal.

Por Pedro Ferreira, em 21/01/2019.