Aurelio Alegrete exalta à importância de seminário para a preservação da natureza

Vereador Aurelio Alegrete (3º dir) em seminário de gestão ambiental integradaUm dos organizadores do 1º Seminário de Gestão Ambiental Integrada de Ferraz de Vasconcelos, na terça-feira, dia 04, o vereador (foto-3º dir) Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete afirmou que o evento serviu para discutir ações voltadas à preservação do meio ambiente, em geral. Para ele, o mais importante na Semana Municipal do Meio Ambiente é mostrar para a sociedade a importância de manter o planeta terra em seu perfeito equilíbrio, evitando assim, a devastação da natureza.

O vereador destacou ainda a presença da especialista em direito ambiental, a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo (foto) Consuelo Yoshida. “A palestra da Dra. Consuelo Yoshida foi muito importante para apresentar metas futuras que precisam ser colocadas em funcionamento por nosso município e pelo restante do Alto Tietê. Na prática, a desembargadora fez uma advertência, por exemplo, para o impacto causado pela vinda do Trecho Leste do Rodoanel”, diz Aurelio Alegrete.

Além disso, a palestrante alertou também para construção da chamada Perimetral Leste que interligará a região do Alto Tietê a Radial Leste, em Guaianases. Na opinião da especialista, tanto o Rodoanel (SP-21), como a Perimetral Leste podem contribuir para aumentar as ocupações em áreas de preservação ambiental. Por isso, Consuelo Yoshida considera fundamental o trabalho de vigilância que deve ser desenvolvido no dia-a-dia pelo governo municipal para coibir possíveis invasões irregulares.

Vereador Alegrete e a desembargadora, Consuelo Yoshida durante seminário em FerrazAinda, de acordo com ela, as obras vão trazer crescimento para o município, mas, com elas virão também novos problemas. Para a desembargadora, a proteção de espaços ambientais é vital a qualquer município, minimamente, civilizado. Como alternativa, Consuelo Yoshida sugeriu a criação de consórcio específico para tratar do meio ambiente e, com isso, reduzir os impactos no setor no Alto Tietê. O simpósio foi prestigiado pelo prefeito, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filho, secretários municipais, entre outras, autoridades locais e regionais. O evento aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.