Ato marca o Dia Internacional da Mulher em Ferraz

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, na última sexta-feira, dia 8, o vereador (foto) Claudio Ramos Moreira (PT) promoveu um ato alusivo à data, na Praça da Independência, no centro. O evento público foi realizado em parceria com um coletivo Movimento Mulheres pela Paz.  Segundo ele, a audiência serviu como uma reflexão, sobretudo, contra a violência doméstica de um modo geral.

Ainda, no seu discurso, o vereador petista disse que o medo impera em Ferraz de Vasconcelos, ou seja, a mulher vítima de agressão não costuma denunciar o seu algoz as autoridades competentes como deveria ser feito para desta forma dá um basta no gravíssimo problema. Para Claudio Ramos, somente de 2015 a 2018, foi registrada uma média de 40 casos, na cidade, de acordo com a Defensoria Pública.

Por isso, o parlamentar considera ser de muita importância à massificação de campanhas preventivas com o objetivo de encorajar as mulheres nessa luta constante contra a violência doméstica. “Na verdade, esse tipo de brutalidade está muito próximo de todos nós e, portanto, não devemos ter medo de pedir socorro”, diz Claudio Ramos. Ele promete fazer novos atos, em breve.

Além disso, o vereador pretende pressionar o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, visando o cumprimento da lei local que determina a distribuição gratuita de cópias da Lei Maria da Penha, por repartições públicas, assim como, cobrar o chefe do Poder Executivo sobre a criação da Patrulha Maria da Penha.  “São ações que contribuem para dar voz às mulheres na cidade”, comenta Claudio Ramos.

No ato também foi abordada a baixa representação política da mulher nos poderes legislativos. No caso de Ferraz, na atual composição, apenas a vereadora Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness ocupa uma das 17 cadeiras na Câmara Municipal. O evento recebeu ainda o apoio de representantes da Habitação, Saúde, Vigilância Sanitária, dos Conselhos do Idoso e Tutelar e da Defensoria Pública.

Por Pedro Ferreira, em 11/03/2019.