Às quatorze horas e quarenta minutos do dia vinte e oito de fevereiro de dois mil e dezenove, no Plenário Prefeito H. Hans Louis Baxmann, localizado na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, sito a Avenida D. Pedro II, 234, Centro, sob a presidência do Vereador Pedro Paulo de Almeida (PR), Presidente da Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade, realizou-se a Audiência Pública para avaliação do cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2018. A audiência contou com a presença dos vereadores Eliel de Souza (PR), Hodirlei Martins Pereira (PPS), Luiz Fábio Alves da Silva (MDB) e Renato Ramos de Souza (PPS). Após agradecer a presença da Secretária Municipal da Fazenda, Silvana Francinete da Silva, equipe técnica, servidores e população, o Presidente da Comissão passa a palavra à Secretária Municipal para apresentação dos dados atinentes a Gestão Fiscal.  A Secretária Municipal da Fazenda cumprimenta a todos que estão presentes e esclarece que a Audiência Pública está fundamentada na transparência da Gestão Fiscal, conforme o parágrafo 4º, do artigo 9º, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A Secretária demonstra que as principais avaliações são: Gastos com Pessoal; Aplicações Constitucionais (Ensino e Saúde); Restos a Pagar; Dívida Consolidada e Evolução da Receita e Despesa. Demonstra também que o Executivo Municipal cumpriu o que dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal, atingindo 49,30% ou R$ 162.626.859,28 em gastos com pessoal nos últimos doze meses, respeitando o limite máximo de 54% ou R$ 178.101.489,10, abaixo do limite prudencial de 51,30% ou R$ 169.196.414,65.  Por sua vez, no tocante aos gastos com Educação, mostra que o Executivo Municipal realizou empenho no montante de R$ 49.502.104,3025,88%, liquidado R$ 49.387.236,5425,82% e, efetivamente pago R$ 48.868.778,2825,55%, atingindo, portanto, o valor mínimo constitucional de R$ 47.806.528,4225%. Por outro lado, demonstra que a municipalidade aplicou em 2018 no FUNDEB 99,12% empenhado, liquidado e pago, representando R$ 88.595.880,91. Em relação aos gastos com Saúde, o Executivo cumpriu o exigido pela Constituição Federal, respeitando a E.C. 29/2000, as Instruções 02/2008 do TCE e o MS-MPF-SIOPS, tendo empenhado R$ 35.661.686,34 ou 19,20%; liquidado R$ 35.585.294,33 ou 19,16% e pago R$ 35.430.488,87ou 19,08% das receitas resultantes de impostos, atingindo, portanto, o valor mínimo constitucional de R$ 27.847.940,2015%.  Com a palavra o Vereador Renato Ramos de Souza relata que durante a Parada Pedagógica, realizada nas escolas municipais, foi questionado sobre o não pagamento da evolução horizontal salarial dos professores. A Secretária informa que o processo questionando a falta desses pagamentos já foi encaminhado pela Secretaria de Educação. Não sabe precisar se o mesmo encontra-se no Departamento Jurídico ou na Administração e que não teve acesso ao montante do processo para verificar a viabilidade de pagamento conforme o limite de pessoal. Continuando, a Secretária passa a explanar sobre o saldo de exercícios anteriores de Restos a Pagar: Inscritos até 31/12/2017 – R$ 37.358.079,47; Pagos – R$ 14.662.863,61; Cancelados – R$ 1.962.809,27; Saldo em 31/12/2018 – R$ 20.732.406,59; Inscritos de 2018 – R$ 6.031.474,81; Saldo Final 2018 – R$ 26.763.881,40. Dívida Consolidada Saldo 2017 – R$ 293.023.879,69; Saldo 2018 – R$ 291.482.362,95. Receita Corrente Líquida Saldo 2017 – R$ 298.603.878,06 (98,13% da Dívida Corrente sobre a RCL); Receita Corrente Líquida Saldo 2018 – R$ 329.817.572,42 (88,37% da Dívida Corrente sobre a RCL). Limite definido pelo Senado 120% referente ao Exercício de 2017 – R$ 358.324.653,67; referente ao Exercício de 2018 – R$ 395.781.086,90. Limite de Alerta 108% referente ao Exercício de 2017 – R$ 322.492.188,30; referente ao Exercício de 2018 – R$ 356.202.978,21. Dando continuidade, a Secretária passa a apresentar o quadro comparativo da Evolução da Receita em 2017 e 2018: Janeiro 2017 – R$ 27.913.829,87 e Janeiro – 2018 R$ 29.347.931,33 (evolução de 5,14%); Fevereiro 2017 – R$ 20.522.574,81 e Fevereiro 2018 – R$ 25.449.461,40 (evolução de 24,01%); Março 2017 – R$ 27.231.965,76 e Março 2018 – R$ 26.470.038,70 (redução de 2,80%); Abril 2017 – R$ 21.019.061,84 e Abril 2018 – R$ 27.124.986,58 (evolução de 29,05%); Maio 2017 – R$ 27.313.679,30 e Maio 2018 – R$ 31.206.324,21 (evolução de 14,25%); Junho 2017 – R$ 22.227.819,51 e Junho 2018 – R$ 24.246.504,63 (evolução de 9,08%); Julho 2017 – R$ 23.924.076,51 e Julho 2018 – R$ 27.986.932,58 (evolução de 16,98%); Agosto 2017 – R$ 24.203.611,58 e Agosto 2018 – R$ 24.407.151,64 (evolução de 0,84%); Setembro 2017 – R$ 28.087.611,50 e Setembro 2018 – R$ 24.897.387,22 (redução de 11,36%); Outubro 2017 – R$ 23.475.801,62 e Outubro 2018 – R$ 32.786.319,31 (evolução de 39,66%); Novembro 2017 – R$ 23.174.181,23 e Novembro 2018 – R$ 24.257.708,22 (evolução de 4,68%); Dezembro 2017 – R$ 29.773.115,41 e Dezembro 2018 – R$ 35.884.553,30 (evolução de 20,53%); Total 2017 – R$ 298.867.328,94 e Total 2018 – R$ 334.065.299,12 (evolução de 11,78%). Continuando, a Secretária apresenta a Distribuição da Arrecadação em 2018: FUNDEB – R$ 89.169.780,89 (27%); FPM – R$ 63.514.606,34 (19%); ICMS – R$ 52.659.256,44 (16%); IPVA – R$ 14.666.547,37 (4%); IPTU – R$ 26.773.933,67 (8%); Salário Educação – R$ 12.864.922,66 (4%); ISS – R$ 9.311.996,50 (3%); Saúde – R$ 14.446.359,67 (4%); Dívida Ativa – R$ 19.689.475,96 (6%); Outras – R$ 1.587.305,91 (0%); Deduções FUNDEB – R$ 26.298.930,82 (8%). Em seguida, a Secretária demonstra a Distribuição Orçamentária empenhada: Pessoal e Encargos Sociais – R$ 165.245.073,11 (55%); Custeio Administrativo – R$ 93.395.360,15 (31%); Investimentos – R$ 16.943.098,83 (6%); Transferências a Instituições Privadas s/ Fins Lucrativos – R$ 14.077.232,95 (5%); Juros, Amortizações e Encargos da Dívida – R$ 8.586.528,80 (3%); Total – R$ 298.247.293,84. Demonstra também a Distribuição Orçamentária liquidada: Pessoal e Encargos Sociais – R$ 165.229.699,59 (56%); Custeio Administrativo – R$ 89.180.319,56 (30%); Investimentos – R$ 16.905.643,80 (6%); Transferências a Instituições Privadas s/ Fins Lucrativos – R$ 14.077.232,95 (5%); Juros, Amortizações e Encargos da Dívida – R$ 8.583.969,62 (3%); Total – R$ 293.976.865,52. Posteriormente, demonstra a evolução mensal da arrecadação das receitas no quadrimestre: IPTUJaneiro R$ 124.000,00; Fevereiro R$ 2.000,00; Março R$ 3.309.000,00; Abril R$ 6.149.000,00; Maio R$ 2.414.000,00; Junho R$ 2.128.000,00; Julho R$ 2.100.000,00; Agosto R$ 2.131.000,00; Setembro R$ 2.065.000,00; Outubro R$ 2.060.000,00; Novembro R$ 1.983.000,00; Dezembro R$ 2.308.000,00; Total – R$ 26.773.933,67. ISSJaneiro R$ 691.000,00; Fevereiro R$ 583.000,00; Março R$ 801.000,00; Abril R$ 865.000,00; Maio R$ 705.000,00; Junho R$ 721.000,00; Julho R$ 731.000,00; Agosto R$ 905.000,00; Setembro R$ 793.000,00; Outubro R$ 777.000,00; Novembro R$ 922.000,00; Dezembro R$ 818.000,00; Total – R$ 9.311.996,50. Fazendo uso da palavra o Vereador Luiz Fábio Alves da Silva alerta que o município tem perdido receitas provenientes de ISS/ICMS/IPTU por falta de fiscalização para cobrança desses tributos. Que providências devem ser tomadas pela administração para sanar esse problema. A Secretária informa que solicitou a abertura de concurso público para o preenchimento de vagas para o cargo de fiscal de tributos. Que estudos estão sendo realizados para verificar o impacto na folha de pessoal. Que a inadimplência com a falta de pagamento de IPTU chega a 45%. Dívida AtivaJaneiro R$ 1.086.000,00; Fevereiro R$ 1.219.000,00; Março R$ 1.713.000,00; Abril R$ 1.187.000,00; Maio R$ 1.341.000,00; Junho R$ 976.000,00; Julho R$ 856.000,00; Agosto R$ 1.116.000,00; Setembro R$ 819.000,00; Outubro R$ 820.000,00; Novembro R$ 7.043.000,00; Dezembro R$ 1.513.000,00; Total – R$ 19.689.475,96. ICMSJaneiro R$ 5.145.000,00; Fevereiro R$ 3.727.000,00; Março R$ 4.013.000,00; Abril R$ 2.954.000,00; Maio R$ 5.894.000,00; Junho R$ 3.901.000,00; Julho R$ 5.116.000,00; Agosto R$ 3.871.000,00; Setembro R$ 4.300.000,00; Outubro R$ 5.258.000,00; Novembro R$ 3.871.000,00; Dezembro R$ 4.609.000,00; Total – R$ 52.659.256,44. FPMJaneiro R$ 5.488.000,00; Fevereiro R$ 7.174.000,00; Março R$ 4.831.000,00; Abril R$ 5.065.000,00; Maio R$ 6.216.000,00; Junho R$ 5.821.000,00; Julho R$ 6.706.000,00; Agosto R$ 4.988.000,00; Setembro R$ 3.762.000,00; Outubro R$ 4.273.000,00; Novembro R$ 5.368.000,00; Dezembro R$ 9.394.000,00; Total – R$ 69.087.785,33. IPVAJaneiro R$ 4.534.000,00; Fevereiro R$ 2.472.000,00; Março R$ 2.138.000,00; Abril R$ 680.000,00; Maio R$ 624.000,00; Junho R$ 551.000,00; Julho R$ 647.000,00; Agosto R$ 616.000,00; Setembro R$ 607.000,00; Outubro R$ 585.000,00; Novembro R$ 415.000,00; Dezembro R$ 800.000,00; Total – R$ 14.666.547,37. FUNDEBJaneiro R$ 10.964.000,00; Fevereiro R$ 7.267.000,00; Março R$ 7.395.000,00; Abril R$ 5.060.000,00; Maio R$ 9.246.000,00; Junho R$ 6.371.000,00; Julho R$ 7.970.000,00; Agosto R$ 6.230.000,00; Setembro R$ 6.732.000,00; Outubro R$ 8.162.000,00; Novembro R$ 6.204.000,00; Dezembro R$ 7.568.000,00; Total – R$ 89.169.780,89. Finalizando demonstra a evolução da receita x despesa em 2018: Receita x Despesa EmpenhadaJaneiro R$ 29.300.000,00 x R$ 202.000.000,00; Fevereiro R$ 25.400.000,00 x R$ 10.100.000,00; Março R$ 26.500.000,00 x R$ 18.700.000,00; Abril R$ 27.100.000,00 x R$ 12.200.000,00; Maio R$ 31.200.000,00 x R$ 11.500.000,00; Junho R$ 24.200.000,00 x R$ 9.200.000,00; Julho R$ 28.000.000,00 x -R$ 5.400.000,00; Agosto R$ 24.400.000,00 x R$ 7.000.000,00; Setembro R$ 24.900.000,00 x -R$ 8.900.000,00; Outubro R$ 32.800.000,00 x R$ 17.400.000,00; Novembro R$ 24.300.000,00 x R$ 12.400.000,00; Dezembro R$ 35.900.000,00 x R$ 11.900.000,00; Superávit – R$ 35.818.005,28. Receita x Despesa LiquidadaJaneiro R$ 29.300.000,00 x R$ 23.200.000,00; Fevereiro R$ 25.400.000,00 x R$ 37.200.000,00; Março R$ 26.500.000,00 x R$ 18.100.000,00; Abril R$ 27.100.000,00 x R$ 20.600.000,00; Maio R$ 31.200.000,00 x R$ 24.400.000,00; Junho R$ 24.200.000,00 x R$ 23.900.000,00; Julho R$ 28.000.000,00 x R$ 20.600.000,00; Agosto R$ 24.400.000,00 x R$ 21.000.000,00; Setembro R$ 24.900.000,00 x R$ 22.100.000,00; Outubro R$ 32.800.000,00 x R$ 20.600.000,00; Novembro R$ 24.300.000,00 x R$ 26.700.000,00; Dezembro R$ 35.900.000,00 x R$ 35.400.000,00; Superávit – R$ 40.088.433,60. Por fim, a Secretária esclarece que para fins de cumprimento do artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal, no que tange a “Transparência, Controle e Fiscalização da Gestão Fiscal”, o Poder Executivo Municipal encaminha os relatórios da execução orçamentária e da gestão fiscal para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional e Câmara Municipal. Terminada a apresentação dos dados, a Secretária Municipal de Fazenda agradece a oportunidade e coloca-se a disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas. Os vereadores Renato Ramos de Souza e Luiz Fábio Alves da Silva questionam sobre a arrecadação, gastos e qualidade do serviço de iluminação pública e sobre a aquisição de viaturas para a Guarda Civil Municipal. A Secretária informa que em 2018 foram arrecadados R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais). Que encaminhará a esta Casa Legislativa os valores referentes aos gastos com manutenção do serviço de iluminação pública. Que existe uma nova licitação em andamento, aguardando apenas a análise do TCESP para ajustar alguns pontos do certame licitatório. Que no futuro estuda-se a implantação de PPP – Parceria Público Privada para melhorar o serviço de iluminação pública no Município. Que o processo licitatório para aquisição de viaturas foi refeito por duas vezes em razão da falta de participantes. Que será publicada nova convocação para o pregão destinado a aquisição dessas viaturas. Novamente com a palavra o Vereador Renato Ramos de Souza solicita a realização de estudos voltados à implantação do passe livre para estudantes e idosos. A Secretária informa que não é possível implantar esse programa no próximo ano em razão das vedações impostas em período eleitoral. Que se compromete em verificar a viabilidade de implantação do programa, mesmo de forma parcial, ainda neste ano. Na sequência, o Presidente da Comissão abre espaço para a população presente. Sanadas todas as dúvidas e após as considerações finais dos Vereadores, o Presidente da Comissão agradece a presença da Secretária Municipal de Fazenda, da equipe técnica, da imprensa e população e encerra a Audiência Pública às dezesseis horas.

 

Ver. Pedro Paulo de Almeida

Presidente da CPOFC

Ver. Hodirlei Martins Pereira

Membro da CPOFC

 Ver. Eliel de Souza  

 

 Ver. Luiz Fábio Alves da Silva

 

 

   
Ver. Renato Ramos de Souza 

 

Silvana Francinete da Silva

Secretária Municipal da Fazenda