Associação de Taekwondo vive à expectativa de ser declarada de utilidade pública

Fundada havia mais de nove anos, a Associação Brasileira de Taekwondo Taekido (foto)Associação de Taekwondo na Rua Japão está prestes a ser declarada de utilidade pública municipal. O projeto de lei com esse objetivo foi apresentado pelo vereador, Luiz Tenório de Melo (PR), na segunda-feira, dia 10. A entidade funciona na Rua Japão, 200, no centro de Ferraz de Vasconcelos. O texto poderá ser votado nas próximas semanas.

De acordo com o mestre Fernando Vieira, a Associação atende, atualmente, 2.732 alunos entre crianças, adolescentes, adultos, pessoas com deficiência e idosos. O trabalho social é feito por 16 professores voluntários que disponibilizam o seu tempo em benefício do projeto. No total, segundo ele, são oferecidas aos estudantes dez modalidades.

No caso além de aulas de taekwondo, os alunos aprendem técnicas de caratê, jiu-jitsu, boxe, muay-thai, kickboxing, judô, hip-hop (break), dança do ventre e pilates (controle de alongamento muscular). O mestre Fernando Vieira explica que os conteúdos são transmitidos aos estudantes de maneira gratuita. Na realidade, o projeto é mantido por recursos próprios, por apoio de parceiros da sociedade civil organizada, comércios, empresas e pessoas físicas.

Por isso, com a futura declaração de utilidade pública local, a entidade sem fins lucrativos poderá fechar convênios com a Prefeitura Municipal, entre outros, órgãos. Para Luiz Tenório, trata-se de uma associação séria e, portanto, merecedora do apoio de todos. O vereador afirmou que o deputado estadual do seu partido ex-prefeito de Guararema, André Luiz do Prado já colocou-se a disposição para colaborar com a instituição.