Aparecido Marabraz se torna o petista recordista de mandatos

Aos 49 anos, o vereador José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz (foto) é o único do Partido dos Trabalhadores de Ferraz de Vasconcelos a exercer o terceiro mandato eletivo. A primeira vitória do petista nas urnas aconteceu, em 2004. Na eleição seguinte, em 2008, Aparecido Marabraz fez história ao ser o primeiro parlamentar da tradicional legenda reeleito.

Em 2012, abriu mão de sua candidatura a reeleição para concorrer como vice-prefeito na chapa liderada por Claudio Ramos (PSB). Em todo caso, mesmo sendo derrotado, na época, graças a sua habilidade política conseguiu ajudar a eleger a sua esposa Maria Simplício Nascimento para o cargo de vereadora. Portanto, indiretamente, Aparecido Marabraz manteve o seu espaço político na Câmara Municipal.

Na Casa, o vereador costuma desempenhar um papel conciliador. Na prática, a faceta aglutinadora de Aparecido Marabraz foi bastante decisiva para manter a harmonia do Poder Legislativo, principalmente, durante o seu segundo mandato. Na ocasião, o auge ocorreu, sobretudo, de 2011 a 2012 com o acirramento da tensão entre a Câmara e a Prefeitura Municipal.

Na época, ele fez parte da então Mesa Diretora da instituição liderada pelo vereador Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury. Na realidade, a própria disputa acabou sendo decidida por sorteio, o que motivou ainda mais o agravamento da situação política. No fundo, como membro da base governista Aparecido Marabraz enfrentou o poderoso  G-7 formado por vereadores veteranos que relutou em aceitar o resultado.

O PT, historicamente, elegeu o seu primeiro vereador, em 1982, com José Aparecido da Fonseca. A segunda vitória ocorreu, em 1996, com o saudoso Marcos Luiz da Silva. Em 2000, o representante foi José Geraldo Ramos Siqueira. Em 2012, pela primeira vez fez dois parlamentares Maria Simplício e Claudio Ramos Moreira. No ano passado, Claudio Ramos foi reeleito.

Por Pedro Ferreira.