Aparecido lança ofensiva por mudanças no transporte

Como o assunto interessa diretamente ao povo de Ferraz de Vasconcelos, em geral, o vereador José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz (foto) decidiu preparar uma verdadeira ofensiva política para desvendar de uma vez por todas os mistérios que envolvem o transporte público local operado pela empresa concessionária Radial desde 1976. Na verdade, o petista protocolou na Câmara Municipal três requerimentos sobre o tema.

Em um primeiro deles, Aparecido Marabraz questiona a municipalidade se a Radial Transporte está atuando de maneira regular na cidade, de acordo com o seu contrato de concessão aditado por 14 anos, em 2006. Com isso, o período de vigência termina, em 20 de julho de 2020. Além disso, o petista indaga os motivos que levaram o governo municipal a não abrir o processo de licitação para o setor. A concorrência está prevista na Lei Complementar nº 322, de 27 de novembro de 2017.

Em outro documento, o vereador questiona quais os critérios que estão sendo utilizados pela administração da cidade para fazer a fiscalização do atual concessão de concessão a empresa Radial. Finalmente, o petista quer que a Casa seja informada se existe um plano, isto é um estudo em andamento para criar o sistema de transporte complementar alternativo como já funciona, por exemplo, em Suzano. A medida visa aumentar a concorrência no setor e, com isso, beneficiar os milhares de usuários.

Para Aparecido Marabraz, essa exclusividade da Radial Transporte deixa os passageiros à mercê da vontade da empresa concessionária e, ao mesmo tempo, acaba impedindo que a população local possa ter acesso a um transporte mais barato e de qualidade, já que hoje o usuário paga R$4,10 por cada tarifa sem direito a integração e muito menos o passe livre estudantil gratuito e de idoso acima de 60 anos. “É, sem dúvida, a passagem mais cara levando em consideração o percurso rodado na cidade”, dispara Aparecido Marabraz. Os requerimentos não têm data para ser votados.

Por Pedro Ferreira, em 12/11/2018.