Questionado por pais, o vereador José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz (foto) acionou a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos para que a Casa seja sobre qual o número exato da demanda de fila de espera por crianças em idade de creche, na cidade. O requerimento com esse fim foi aprovado, por unanimidade, no último dia 18 do corrente. Com isso, depois de encaminhado, a administração tem um prazo de até 15 dias para envia a resposta.
No documento, além do parlamentar petista querer saber a respeito da quantidade de crianças fora de creche, ele questiona qual decisão está sendo adotada pela municipalidade para reduzir os impactos dessa carência, ou seja, o que se pretende fazer para diminuir a procura por esse tipo de atendimento escolar. Para Aparecido Marabraz, ao não oferecer vaga suficiente no sistema local, o Poder Executivo fere o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No pedido de informação, o vereador ressalta ainda que só falta apenas menos de dois anos para concluir o mandato e, portanto, o tempo fica cada vez mais escasso para que o poder público local possa aumentar a oferta por creche e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda reprimida. Extraoficialmente, acredita-se que existe em torno de três mil crianças fora de creche em Ferraz de Vasconcelos. Por isso, Aparecido Marabraz considera de fundamental importância o enfrentamento imediato do problema.
Outra preocupação dele refere-se aos gastos da Prefeitura da cidade com a folha de pagamento de servidores de carreira e de funcionários comissionados. O requerimento inclui também o número de servidores efetivos e de livre provimento e os respectivos cargos ocupados por eles. Por fim, o petista questiona ainda a quantidade de operários que tem hoje a Frente de Trabalho, qual a despesa total com o programa de auxílio desemprego e o tempo de duração dos contratos.
Por Pedro Ferreira, em 27/02/2019.