Aparecido apresenta moção de aplauso para o Conseg

Braço da comunidade junto às autoridades competentes, o Conselho Comunitário de Segurança de Ferraz de Vasconcelos (Conseg-FV) deverá ser homenageado com uma moção de aplauso pela Câmara Municipal, em breve. O tributo em reconhecimento à importância do trabalho desenvolvido pelo órgão na cidade foi elaborado pelo vereador, José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz.

De acordo com o petista (foto), o colegiado é formado por um grupo de pessoas voluntárias que se reúne para discutir e produzir projetos para colaborar na solução de problemas associados à segurança pública do município, em geral. Em razão disso, na atualidade, ficou muito mais fácil convencer munícipes abnegados para participar efetivamente das ações do Conseg em Ferraz de Vasconcelos.

Criado, na década de 90, o órgão permaneceu inativo por dois períodos, no entanto, em 2015, a entidade sem fins lucrativos reativou as suas atividades. A partir daquele momento, a sua diretoria vem realizando reuniões mensais que inicialmente ocorriam em locais fixos como, por exemplo, no plenário da Câmara Municipal, no centro, ou na Associação Comercial e Industrial (Acifv), no Sitío Paredão.

Mas, os seus dirigentes resolveram inovar nos últimos anos optando por fazer verdadeiras audiências públicas itinerantes em escolas. Com a medida, aumentou a presença da comunidade na discussão da segurança pública, sobretudo, nas imediações de unidades de ensino. Na realidade, trata-se de uma oportunidade direta para os moradores exigirem mais segurança as autoridades competentes. Hoje, o órgão é presidido pelo comerciante Claudio Gonsalves Capilha.

Por Pedro Ferreira, em 10/04/2019.