APAE de Ferraz vai comemorar a semana do deficiente

Sede da APAE na Vila Santa MargaridaComo parte das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que ocorre de 21 a 28 deste mês, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ferraz de Vasconcelos (APAE-FV) promove um ato, no dia 26, às 19h, na Câmara Municipal, na Avenida D. Pedro II, 234, no centro. O evento servirá também para a entidade (foto) divulgar o seu trabalho.

Além disso, na cerimônia, a entidade filantrópica vai comemorar os seus 11 anos de fundação completados, em 14 de maio do corrente. O órgão funciona na Rua das Margaridas, 232, na Vila Santa Margarida. Mais informações: (11) 4679-7691 ou pelo e-mail: apaefv@ig.com.br. Na atualidade, a  renomada instituição local é presidida pelo advogado, Osvaldo Santos filho.

Por sua vez, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada desde 1964. O festejo tem como finalidade sensibilizar e mobilizar a sociedade em geral para a incidência e, ao mesmo tempo, a prevenção de deficiências, isto é, assegurar direitos a cidadania, a inclusão social e para a importância do papel desempenhado pelas Apaes no país.

No Brasil, de acordo com o último censo populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, existem mais de 45,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 23,9% do povo nacional. Desse total, 2,6 milhões são declarados como portadores de deficiência mental ou intelectual, o que representava, na época, 1,4% da nação.

                                                                              Caminhada

A programação local da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e múltipla inclui ainda a realização de uma caminhada de inclusão social no dia 25 do corrente, às 14h. A concentração ocorre no Ginásio Municipal Marcelo Guerra, no centro. A organização espera reunir o maior número possível de participantes. Portanto, vá lá e participe.

Por Pedro Ferreira.