Acordo permite a doação de câmeras de segurança para escola

Beneficiada pelo pagamento de um passivo ambiental por uma empresa da cidade, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Roberto Andere Correa recebeu a doação de 16 câmeras de segurança e de um alarme. A entrega dos equipamentos (foto) aconteceu, na segunda-feira, dia 1º. A unidade escolar funciona na Benedito Leite, 381, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos.

O repasse do material só foi possível graças à assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a empresa responsável por jogar entulho em local inadequado e as Secretarias Municipais de Governo, de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação e o Departamento do Verde e Meio Ambiente.  A Guarda Civil Municipal (GCM) também avalizou o documento.

De acordo com a Prefeitura da cidade, a Emeif Roberto Andere Correa foi à selecionada para ganhar as 16 câmeras de segurança e o alarme por apresentar um alto índice de roubos e furtos, principalmente, nos últimos meses. Ainda, segundo a municipalidade, os equipamentos doados deverão ser instalados nos próximos dias. A expectativa é que esse monitoramento eletrônico possa inibir a ação de marginais.

Morador no bairro, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) acompanhou a solenidade de entrega dos produtos de segurança. Segundo ele, esse tipo de iniciativa, ou seja, a assinatura de TAC deveria ser inclusive incentivada pelo Poder Executivo, já que a medida encontra respaldo legal na legislação ambiental vigente. “Enfim, o fechamento de novos acordos dessa natureza seguramente ajudaria os dois lados”, diz.

Por Pedro Ferreira, em 02/04/2019.