Tenório participa de reunião para discutir o Sítio Paiolzinho

Vereador Luiz Tenório (1º dir) presente na reunião para tratar do Sítio Paiolzinho na HabitaçãoInteressado na busca de uma solução para resolver o problema da falta de infraestrutura no Sítio Paiolzinho conhecido, popularmente, como o Raspadão, na região do Cambiri, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador (1º dir) Luiz Tenório de Melo (PR) mais uma vez fez questão de participar de um encontro para discutir o fornecimento de água para bairro pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), entre outros, assuntos. A reunião ocorreu na Secretaria Municipal da Habitação, no centro, na segunda-feira, dia 30.

Na audiência, o engenheiro civil da Sabesp, Gilvan de Godoi Campos disse que a empresa tem interesse em atender a demanda do bairro, porém, no caso do fornecimento de água, a medida depende de um estudo técnico e, além disso, como o bairro faz divisa com Poá, o mesmo precisa ser legalizado pelas duas cidades. Com isso, a ideia é que a água possa ser levada da Nova Poá até o Raspadão cuja maior parte territorial pertence à Poá. Para tanto, é muito importante que os dois municípios atuem em parceria, o que já vem acontecendo. No tocante, a rede coletora de esgoto não existe definição no momento. Com isso, o próprio morador fica responsável.

Do lado local, o fornecimento de água atenderia, por exemplo, os moradores das Ruas Wesley de Abreu e Maria Dias Maciel que há muitos anos esperam por tal benefício. Na reunião, ficou acertado que o prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB) e o da cidade vizinha, Marcos Borges (PPS) devem voltar a conversar, em breve, para assinar termos da topografia. Por sua vez, pressionado pelo Ministério Público (MP), a Prefeitura de Ferraz assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em abril passado se comprometendo a providenciar o processo de regularização fundiária do Raspadão dentro de 30 meses.

Neste caso, a municipalidade estudar usar o instrumento jurídico Cidade Legal para viabilizar a oficialização do bairro e, com isso, possibilitar de uma vez por todas que os seus moradores tenham acesso ao sistema de saneamento básico tão desejado. Para Luiz Tenório, com essa medida todos saem ganhando. “Por isso, participo, diretamente, dessa negociação conjunta para ajudar os munícipes do Raspadão”, diz Luiz Tenório. Aliás, o vereador acompanha a luta daqueles moradores desde 20013 quando assumiu o mandato na Câmara Municipal.

Presenças

O encontro reuniu ainda o secretário de Planejamento de Poá, Augusto de Jesus, o diretor da mesma pasta, Gilson José de Souza, o analista de Sistema de Saneamento Básico da Sabesp e arquiteto, Rubens Paulino da Silva, o engenheiro civil da Secretaria Municipal da Habitação de Ferraz, Daniel Castro Pereira, o arquiteto do órgão, Eduardo Paiva, a estagiária de Engenharia Civil da Pasta Thamirys Carvalho Almeida e a diretora de Departamento da Habitação, Andreia da Silva Lima.

Por Pedro Ferreira.