1º vereador de FV, Seu Ítalo Mazzucca morre aos 87 anos

Ex-vereador Ítalo MazzuccaFerraz de Vasconcelos perdeu o único vereador vivo de sua primeira legislatura de 1955 a 1958, (foto) Ítalo Mazzucca, de 87 anos. O ex-parlamentar faleceu de falência múltipla de órgãos, no domingo, dia 15, no Hospital Samaritano, em São Paulo. O corpo de Seu Ítalo foi velado na Câmara Municipal, no centro e o sepultamento ocorreu na segunda-feira, às 16h, no Cemitério da Saudade, no Jardim Bela Vista, em Ferraz.

Seu Ítalo Mazzucca nasceu no bairro da Bela Vista, na capital paulista, porém, no início da década de 30 mudou-se com a família para Ferraz de Vasconcelos. Em 1953, Seu Ítalo Mazzucca foi um dos precursores do processo de emancipação político-administrativa do município. Por sua dedicação a família e, ao mesmo tempo, por lutar pelo bem-estar dos moradores ferrazenses, no ano seguinte tornou-se o segundo vereador mais votado, na época, com 48 votos.

Vale registrar que naquele período por exercer o cargo de vereador o eleito não recebia nenhum tipo de salário, ou seja, trabalhava como um voluntário em benefício de sua comunidade. Além de brigar pela independência política do município, Seu Ítalo Mazzucca também contribuiu para trazer luz elétrica para a cidade e pela construção do então Hospital São Marcos, hoje, Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa. Enfim, o ilustre cidadão ferrazense tributo conseguiu na década de 1960 marcou o seu nome na história local.

Ex-vereador Edison MazzuccaEm reconhecimento a sua trajetória de vida, em 2011, Seu Ítalo recebeu Medalha Vereador João Batista Camillo Neto. A justa homenagem partiu do então presidente da Câmara Municipal e atual vereador, Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury. Na cerimônia, Seu Ítalo fora representado pelo seu filho o também vereador, de 1973 a 1977 e presidente da Casa (foto) Edison Félix Mazzucca. Além disso, em vida, ganhou o nome de avenida, em Caraguatatuba, no litoral paulista, em 2012.

Seu Ítalo Mazzucca deixa a esposa Nair Andere Cury com quem teve os filhos, Edison, Edna Mazzucca Cury e Ênio Mazzucca, os netos Fernando, Flávio, Estela, Patrícia, José Roberto, Reinaldo, Frederico, Eloiza e Giovana e os bisnetos Sophia Saide, Ítalo, Fernando Josef e Miguel. Por sua vez, o atual presidente do Poder Legislativo, Roberto Antunes de Souza (PMDB) expressa o seu sentimento de pesar pelo falecimento do ex-vereador e notável cidadão ferrazense.

Sentado, Seu Ítalo Mazzucca recebe homegaem ao lado de familiares e do vereador Edosn Cury (1º esq)Já o vereador licenciado e secretário municipal de Governo, Juracy Ferreira da Silva (PMDB) representou o prefeito local, Acir dos Santos Filló (PSDB), o Acir Filó. Para Juracy Ferreira, o Seu Ítalo Mazzucca (foto-sentado) foi um exemplo de pai e de homem público. “O Seu Ítalo Mazzucca serviu de inspiração para toda uma geração de pessoas e de políticos. Que ele descanse em Paz”, finalizou Juracy Ferreira.

Por Pedro Ferreira.