Em virtude de atraso na entrega de carnês e da proximidade da data de vencimento da primeira parcela ou da cota única com desconto de 10% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano, prevista para o próximo sábado, dia 25, o vereador (foto) Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema solicitou a prorrogação do prazo por mais dez dias a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Com isso, existe a expectativa que a decisão saia até sexta-feira, dia 24.
A mudança na data da primeira parcela do IPTU 2014 ou da cota única ocorreu por meio de um ofício protocolado, pessoalmente, ao prefeito ferrazense, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló, nesta quarta-feira, dia 22. Além disso, cópia do documento foi encaminhada ao secretário municipal da Fazenda, Michael Campos Cunha. Para Valtinho do Ipanema, o adiamento se faz necessário porque alguns moradores ainda não receberam os carnês.
Por sua vez, o vereador avalia que a medida não vai atrapalhar em nada as finanças da Prefeitura Municipal, já que, o tributo será pago na nova data a ser remarcada nos próximos dias pelo Poder Executivo. “Resolvi pedir a prorrogação do pagamento da primeira parcela ou da cota única com desconto de 10% no pagamento à vista do IPTU do corrente ano, justamente, para atender a reivindicação de inúmeros munícipes”, diz Valtinho do Ipanema.
Em 2015, a administração da cidade está enviando via Correios mais de 45 mil carnês. Com isso, a Prefeitura Municipal calcula que vai arrecadar, aproximadamente, R$21 milhões com o tributo. Em compensação, nos exercícios anteriores, o governo municipal tem enfrentado uma inadimplência média de 29%, o que acaba comprometendo investimentos em setores básicos no município.
Por Pedro Ferreira.