Willians do Gás tenta trazer o Programa Amigo do Idoso

Vereador Willians do Gás (PSB) tenta viabilizar Programa Amigo do IdosoDepois de receber a negativa do  governo estadual para viabilizar a instalação de um Centro de Referência do Idoso (CRI), em Ferraz de Vasconcelos, o vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás tenta agora convencer a administração da cidade a pleitear a vinda do Programa Amigo do Idoso. O pedido do socialista ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 07. Atualmente,  o Estado de São Paulo possui quase 5,3 milhões de idosos com 60 anos. Na cidade, esse percentual superar aos 23 mil cidadãos.

Segundo ele, o projeto visa incentivar os idosos locais a adotarem medidas para alcançar um envelhecimento saudável e, ao mesmo tempo, aumentar a sua qualidade de vida. Para tanto, cabe ao poder público em geral levar em consideração os seguintes aspectos: meio de transporte digno, moradia, participação social, espaço aberto, demonstração de respeito ao segmento e, sobretudo, proporcionar inclusão social. Além disso, o governo precisa fornecer apoio comunitário e acesso à saúde e ao emprego.

Por sua vez, o Programa Amigo do Idoso permite ações integradas na área de desenvolvimento social, saúde, esporte e turismo. Como ferramenta para estimular a adesão de cidades, o governo estadual criou o Selo Município Amigo do Idoso. Com isso, para terem direito a medida, os prefeitos devem cumprir quatro etapas, isto é, assinar o convênio, criar o Conselho Municipal do Idoso, Ferraz já tem, traçar um plano de metas e apresentar avaliação e diagnóstico de benefícios.

Essas ações incluem, por exemplo, projetos nos setores municipais de saúde e de assistência social. Por outro lado, os gestores locais que se comprometerem com os parâmetros do Programa Amigo do Idoso receberão o chamado Selo Pleno e, com isso, recursos do Fundo Estadual do Idoso. A iniciativa prevê ainda o repasse de verbas destinadas para a construção de dois fundamentais equipamentos da área de assistência social, no caso o Centro Novo Dia e o Centro Conviver.

Por Pedro Ferreira.