Decidido cada vez mais a defender a causa, sobretudo, a de animais abandonados, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, acabar de encontrar um lugar ideal no qual a Prefeitura da cidade pode muito bem instalar um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Trata-se de um terreno contando com uma área já construída onde até pouco tempo funcionou o setor operacional da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e uma usina de asfalto, colado ao Cemitério do Cambiri, no Parque Imperial.
Na terça-feira, dia 06, o parlamentar visitou mais uma vez o local e, na oportunidade, aumentou ainda mais o seu entusiasmo para continuar tentando convencer a municipalidade da necessidade e importância de se edificar um CCZ o quanto antes para, finalmente, o poder público local passar a ter um espaço apropriado para proporcionar um acolhimento decente a animais soltos, principalmente, a cachorros. Aliás, Willians do Gás já antecipou que o assunto ganha viabilidade de sair do papel por manter um relacionamento cordial e amigo com o atual secretário municipal da Saúde e vereador licenciado, Juracy Ferreira da Silva (PMDB).
“Além disso, já tratei sobre o tema com o próprio prefeito, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló. Enfim, tanto o chefe do Poder Executivo, assim como, o secretário, Juracy Ferreira veem com bons olhos a possibilidade de se construir um CCZ na região do Cambiri. Afinal de contas, aquele espaço público está ocioso no momento tendo inclusive uma boa parte da área física servindo apenas como depósito de sucata (foto), ou seja, de carros e máquinas quebradas da Prefeitura Municipal”, explica Willians do Gás. O vereador adianta também que a criação do CCZ poderá ser feita mediante o fechamento de parcerias com clínicas veterinárias ou com entidades protetoras e, ao mesmo tempo, contar com o trabalho voluntário de alguns abnegados a causal animal.
A construção de um CCZ na cidade vem sendo costurada desde a gestão anterior, que, por sinal, chegou a viabilizar uma verba de R$600 mil junto a União, no entanto, acabou perdendo o convênio porque não conseguiu bancar a sua contrapartida. Por outro lado, para reforçar a sua reivindicação em prol de animais abandonados, Willians do Gás apresentou uma indicação com essa finalidade na sessão ordinária antecipada nesta quinta-feira, dia 08. No documento, ele diz que é urgente e gritante a carência de a municipalidade cuidar, de fato, de animais soltos nas Ruas. “Na verdade, trata-se de uma questão de saúde pública que precisa ser resolvida de maneira efetiva pela nossa administração em conjunto com órgãos afins”, conclui.
Por Pedro Ferreira.