Vereadores tratam de clínica de hemodiálise com deputado

Vereadores Roberto de Souza (2º esq) e Ratinho discutem instalação de clínica com o Dr. GondimA possível instalação de uma clínica de hemodiálise, em Ferraz de Vasconcelos, foi tratada durante audiência (foto) entre o vice-presidente da Câmara Municipal, Marcos Antonio Castello (SDD), o presidente, Roberto Antunes de Souza e o deputado estadual, Luiz Carlos Gondim Teixeira (SDD), o Dr. Gondim, nesta quarta-feira, dia 08, em Mogi das Cruzes. Na reunião, ficou definido que o assunto será levado ao conhecimento do secretário estadual da Saúde, David Uip, em breve.

No encontro a ser agendado pelo Dr. Gondim, as autoridades ferrazenses devem apresentar um relatório completo das pessoas que fazem o tratamento de hemodiálise fora do município e, ao mesmo tempo, comprovar a necessidade desse tipo de atendimento poder ser feito dentro da própria cidade. Hoje, 87 pacientes deslocam-se de Ferraz de Vasconcelos, no mínimo, três por semana para ser submetidos à sessão de filtragem de sangue.

O Transporte Fora de Domicílio (TFD) custeado pela municipalidade com recursos provenientes da União tem como destino as cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Itaquaquecetuba e, sobretudo, à capital paulista. Na verdade, com a provável implantação de uma clínica de hemodiálise no município haveria uma humanização no tratamento. Para o Dr. Gondim, a demanda de Ferraz de Vasconcelos justifica-se, plenamente, a instalação da unidade.

Para tanto, se faz necessário o fechamento de um convênio com o governo federal que repassaria verba de manutenção da futura clínica para o tratamento de renais crônicos ou agudos ao Estado, que, por sua vez, entregaria a empresa terceirizada. Já os vereadores Ratinho e Roberto de Souza disseram que estão confiantes no sucesso da empreitada. Além disso, eles querem o engajamento do prefeito local, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló, no assunto.

Por Pedro Ferreira.