Vereadores reagem a ameaça de fim do transporte escolar

Ao tomar conhecimento de maneira informal sobre o assunto, o vereador Claudio Roberto Squizato (PSB) resolveu fazer um requerimento em forma de ofício a ser enviado para a Secretaria de Estado da Educação nos próximos dias. Nele, o parlamentar (foto) questiona a veracidade se a pasta estadual pretende acabar com o transporte escolar para alunos de 12 anos de idade ou mais, a partir do segundo semestre.

De acordo com o documento, caso, de fato, os serviços de transporte escolar sejam suspensos mais de dois mil estudantes de escolas estaduais situadas no município poderão ser prejudicados com a decisão. Com isso, os alunos terão de ir à escola por meio do transporte regular de passageiros. No caso específico, em ônibus coletivos da empresa concessionária Radial.

No fundo, como os pontos de ônibus ficam distantes das unidades de ensino, os estudantes vão precisar seguir a pé aumentando assim o risco de sofrer algum tipo de violência como, por exemplo, assalto. Cópias do ofício também assinada pelo vereador Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR (foto), serão encaminhadas para o governador, João Doria (PSDB) e a Diretoria Regional de Ensino (DRE), em Suzano.

Em Ferraz de Vasconcelos, a provável determinação do governo estadual atingiria estudantes das escolas Ignês Corrêa Allen, na Vila das Nações, Tácito Zanchetta, no Jardim Castelo, Paulo Américo Paganucci, no Jardim Yone e Jardim São Paulo II, na Vila São Paulo. O Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue também criticou a possível medida que afetaria ainda alunos da rede estadual em Suzano.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT) da Casa, Renatinho Se Ligue (foto) acredita que caso o governo estadual resolva terminar com os serviços de transporte direto de alunos contribuirá também para aumentar a evasão escolar. Ele defende a mobilização da sociedade para pressionar o Palácio dos Bandeirantes a desistir da infeliz ideia.

Por Pedro Ferreira, em 25/06/2019.