A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou um requerimento destinado ao deputado estadual André Luiz do Prado (PR) e ao federal Junji Abe (PSD-SP) para que lutem junto ao Estado e a União pela construção de uma pista de ciclismo e caminhada nas Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Presidente Dutra até o Santuário Nacional, em Aparecida. A votação do texto dos vereadores (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho e Luiz Tenório de Melo (PR) ocorreu na sessão ordinária, na terça-feira, dia 15.
A construção da pista de ciclismo e de caminhada visa evitar tragédia como a que aconteceu com o morador de Poá, Cezar Thadeu Lopes da Rocha, morto atropelado no último dia 09, na Rodovia Ayrton Senna, em Guararema, quando seguia em romaria a pé até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no Vale do Paraíba. Aliás, esse tipo de acidente vitimando romeiros tem acontecido, infelizmente, com bastante frequência nos últimos anos. As romarias até Aparecida são comuns, sobretudo, no mês de outubro quando comemora-se o aniversário do Santuário Nacional, no dia 12.
Além de cobrar o empenho da dupla de deputados, cópias do requerimento também deverão encaminhadas às Câmaras Municipais da Região do Alto Tietê e do Vale do Paraíba pedindo o indispensável apoio. A ideia, segundo Tonho e Luiz Tenório é fortalecer a reivindicação pela instalação da pista de ciclismo e de caminhada ora pleiteada pelo Poder Legislativo ferrazense. “Estamos esperançosos que os nossos deputados, André do Prado e Junji Abe vão batalhar pela obra em benefício não de apenas de romeiros, mas, do cidadão em geral”, dizem.
Na terça-feira, os dois vereadores apresentaram ainda uma moção de apoio à proposta de uma lei específica para a criação de área de recuperação de mananciais do Sistema Produtor Alto Tietê que está sendo liderada pelo deputado estadual, André do Prado. Recentemente, o assunto tão importante para a nossa região foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). No momento, o texto tramita nas comissões competentes para depois ir à votação em plenário. O projeto de lei em andamento poderá beneficiar, principalmente, o município de Salesópolis que enfrenta sérias restrições ambientais.