Vereadores elogiam adesão a programa de sustentabilidade

Vereador Aurélio Alegrete (em pé) e  Quequê (1º esq-sentado) apoiam adesão de FerrazOs vereadores (em pé) Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete e Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê (1º esq-sentado) apoiam a recente adesão de Ferraz de Vasconcelos ao programa Cidades Sustentáveis desenvolvido por entidades da sociedade civil organizada. Os dois parlamentares representaram a Câmara Municipal no 1º seminário local sobre o assunto promovido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, nesta quarta-feira, dia 25, na Associação Comercial e Industrial (Acifv), no centro.

Para Quequê, a participação do município no programa Cidades Sustentáveis, seguramente, vai proporcionar benefícios para o futuro da comunidade ferrazense, porém, o vereador ressalta que o sucesso da medida estará relacionado a conscientização de sua gente. Já Aurélio Alegrete disse que o cidadão em geral precisa mudar o seu hábito, ou seja, procurar cada vez mais respeitar o meio ambiente. Além disso, ele destacou que o plano diretor da cidade também necessita ser revisado.

No simpósio, o parlamentar fez uma pequena explicação do seu projeto de lei em tramitação no legislativo que dispõe sobre a criação do Programa de Metas pelo futuro gestor da cidade. Neste caso, Aurélio Alegrete acredita que a medida deverá apresentar resultados positivos ao longo prazo. Ele aproveitou ainda para elogiar o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, José Valverde Machado Filho e sua equipe pelo trabalho sério que vem sendo feito pela referida pasta.

Prefeito Filló (2º esq) diz que Ferraz cuida do meio ambienteO prefeito, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló (foto-2º esq)garantiu que cuidar da natureza é de responsabilidade de todo o ser humano. O gestor ferrazense acrescentou ainda que o meio ambiente sempre foi tratado com descaso em épocas passadas, no entanto, agora o setor tem o respeito que merece. A conferência reuniu um bom número de participantes e, por isso, a organização agradece a presença de todos. De acordo com José Valverde, a principal meta do município é participar do programa Verde e Azul.

Controle social

O professor e conselheiro do Núcleo de Estudos do Futuro (NEF), da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, Diego Conti palestrou sobre agenda e ferramentas para o desenvolvimento sustentável. O assessor do programa Cidades Sustentáveis, Américo Sampaio relatou a respeito do funcionamento do projeto. Para ele, a medida possui cinco eixos centrais: o social, o político, o econômico, o Cultural e o ambiental. Com a adesão, o cumprimento dessas políticas públicas será acompanhado por meio de um Observatório, ou seja, terá um controle social externo.

Por Pedro Ferreira.