Vereadores elegem nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 nesta 6ª

Em cumprimento ao artigo 18 do seu Regimento Interno (RI), a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos vai eleger a sua nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 nesta sexta-feira, dia 16, às 10h. A sessão especial será coordenada pelo atual presidente da Casa, vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha. Os eleitos tomarão posse automaticamente em 1º de janeiro. A eleição será transmitida ao vivo pelo internet.

A Mesa Diretora é composta pelo presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários. De acordo com o RI, o atual ocupante não poderá pleitear a sua reeleição para o mesmo cargo. Com isso, caso algum vereador tenha interesse em continuar fazendo parte da direção do Poder Legislativo precisa disputar outra função. A norma prevê ainda a disputa por chapa ou individual.

Já o registro deve ser feito junto a Mesa Diretora (foto) pelos candidatos previamente escolhidos pelos partidos ou blocos parlamentares. Em geral, o presidente abre os trabalhos e depois suspende a sessão especial por dez minutos para permitir a inscrição de chapas ou de candidaturas individuais. A votação é feita nominalmente cargo por cargo e requer a maioria simples de votos de, no mínimo, nove vereadores presentes em plenário dos 17 legisladores.

Em compensação, nos bastidores as negociações políticas continuam, porém, até a presente data não se sabe ainda quais vereadores almejam ocupar a Mesa Diretora da Casa nos próximos dois anos. Mesmo assim, independentemente do resultado final, o futuro colegiado terá como meta, por exemplo, a conquista da sede própria do Poder Legislativo na Rua Deputado Queiroz Teles, na Vila Romanopolis. A obra se arrasta desde 2015 e no próximo dia 22 haverá uma nova licitação.

Por Pedro Ferreira, em 15/12/2022.