Vereadora lamenta a falta de representação feminina em 2017

Com o término da atual legislatura no próximo dia 31, a nova formação da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos que assume no dia 1º de janeiro não terá nenhuma representante da ala feminina, apesar de a maioria da população local ser formada por mulheres. Por isso, na última sessão ordinária, na quinta-feira, dia 15, a vereadora  (foto) Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV lamentou o fato de a Casa não contar com uma bancada feminina, a partir de 2017. Ela ficou na primeira suplência, com 951 votos.

Dona de dois mandatos eletivos (2005 a 2008 e 2013 a 2016), a parlamentar disse que mesmo sem ocupar cargos públicos vai continuar fazendo política em benefício da sociedade em geral. Segundo ela, as duas passagens na vereança serviu para aumentar a experiência no trato com a coisa pública e no relacionamento com os demais pares. “Na verdade, cresci muito na carreira”, salienta Ana do PV.  Na tribuna, a vereadora citou nominalmente os nomes dos colegas em tom de agradecimento.

Além disso, Ana do PV ressaltou aos presentes que fora a primeira mulher na história da cidade a assumir a pasta da Juventude, Esporte e Lazer, repetindo o feito na Secretaria Municipal de Governo, ambas na atual gestão. Já na administração passada, ela chegou a comandar a de Segurança Pública. Em geral, são todas importantes, mas a vereadora considera a sua estadia na de Governo como de muita responsabilidade por ser, no fundo, o pulmão da máquina pública.

Ana do PV aproveitou ainda o momento para criticar pessoas que plantam notícias falsas nas redes sociais sem, no entanto, levar em consideração o caráter do cidadão atingido. Para ela, a rede mundial de computadores tem sido usada como um instrumento de perseguição e, ao mesmo tempo, para macular a reputação de munícipes. Em sua opinião, o machismo impera, mesmo com o avanço das mulheres. A vereadora enalteceu a origem no movimento Sem-terra e agradeceu o apoio de familiares, assessores e amigos.

Em casa

Além dela, compõe a atual bancada feminina da Casa, a petista Maria Simplício Nascimento (foto) que por um acordo político abriu mão de concorrer à reeleição, em outubro. Na chapa do Partido dos Trabalhadores foi eleito o ex-vereador por dois mandatos e esposo da vereadora José Aparecido Nascimento, o Aparecido Marabraz e reeleito para o seu segundo mandato Claudio Ramos Moreira. A professora Maria Simplício também usou a tribuna para felicitar os seus colaboradores e atacou o fim da ala feminina.

Por Pedro Ferreira.