Vereador Tonho expõe a falta de insumos nos postos de saúde e quer geradores ligados

Depois de questionar a ausência de internet banda larga nos postos de saúde, na semana passada, agora o vereador Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, denuncia a falta de insumos como, por exemplo, lancetas para a detecção de diabetes, de luvas para servidores e de testes para prever a gravidez. Por isso, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 17, o parlamentar apresentou um requerimento cobrando uma resposta oficial da Prefeitura de Ferraz sobre a carência dos materiais.

Segundo ele (foto), na realidade, a falta de tais produtos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) prejudica o atendimento apropriado aos pacientes e, ao mesmo tempo, coloca em risco, sobretudo, neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a saúde dos servidores que mantêm contato direto com os usuários, ou seja, estão sujeitos a ser contaminados a qualquer momento.  Por outro lado, o vereador não citou nenhum posto de saúde específico onde ele constatou a carência dos insumos.

Além disso, Tonho também acionou o governo local para saber quando serão  instalados os geradores de energia das geladeiras que armazenam vacinas, tendo em vista, que com os equipamentos parados, se faltar de energia elétrica os imunizantes seguramente ficaram estragados, isto é, perdidos. Na prática, de acordo com ele, em hipótese alguma Ferraz de Vasconcelos pode-se dar ao luxo de perder vacinas num momento tão crucial da crise sanitária que já ceifou a vida de 364 ferrazenses.

“No fundo, a municipalidade precisa evitar a todo custo esse tipo de desperdício. Afinal de contas, os imunizantes são únicos e limitados e, portanto, exigem um cuidado ainda maior no seu armazenamento”, destacou Tonho. Para ele, assim como é urgente a regularização do estoque dos insumos faltantes aludidos acima, a colocação em operação dos geradores de energia das geladeiras também está revestida de extrema prioridade. “Trata-se de um problema de gestão”, finalizou o vereador.

Por Pedro Ferreira, em 18/05/2021.