Vereador se reúne com comandante da PM para tratar da violência em bairros da periferia

Acompanhado de uma comissão de moradores, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) se reuniu com o comandante em exercício da 3ª Companhia de Ferraz de Vasconcelos, subordinada ao 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), de Suzano, primeiro tenente Henrique Moretti da Silva Guedes. A audiência ocorreu na segunda-feira, dia 21, na sede da corporação, na Vila Romanópolis.

Na ocasião, o petista entregou uma cópia de um abaixo-assinado contendo 356 adesões de moradores dos Jardins Rosana, Renata e Lourdes e das Vilas Andréa e São João, bairros que fazem divisa com Guaianases. Na prática, os munícipes pedem um reforço no patrulhamento ostensivo para coibir a onda de violência, principalmente, de furtos a residências e assaltos.

De acordo os depoimentos de moradores, os meliantes costumam agir, sobretudo, a partir das 4 horas da manhã e no começo da noite. Ainda, segundo eles, as vítimas preferenciais da bandidagem são mulheres e estudantes. Para os munícipes, os marginais estão ousados e, portanto, não respeitam mais ninguém. Por isso, eles acreditam que a presença mais intensa da PM deverá inibir a ação delituosa nos bairros.

Em resposta, o comandante interino prometeu que vai intensificar o policiamento nas localidades citadas acima, porém, o oficial pediu a colaboração da própria comunidade para mapear a escalada da criminalidade naquela região da cidade. O primeiro tenente Guedes destacou que a sua corporação tem feito o possível para manter a segurança pública em Ferraz de Vasconcelos, mas admite dificuldades.

Na mesma reunião, o vereador aproveitou para reiterar o pedido feito há poucas semanas cobrando medida semelhante para atender a justa reivindicação de moradores da Rua Novo Milênio, na Vila Pereira. De acordo com o parlamentar petista, os habitantes não suportam mais viver à mercê da bandidagem, já que sofrem constantemente furtos e roubos.

Por Pedro Ferreira, em 22/10/2019.