Roberto de Souza lidera movimento pela instalação urgente de CAPS infantil na cidade

Para tentar atender a um verdadeiro clamor de uma parcela quase invisível da sociedade ferrazense que há muito tempo pede socorro do poder público, porém, lamentavelmente, não é assistido como, de fato, precisa no dia a dia, o vereador Roberto Antunes de Souza (Cidadania) sugeriu em caráter de urgência a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil na cidade. A reivindicação foi lida na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 27.

Na prática, o órgão compõe a rede de atenção à saúde mental do município e voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos psíquicos severos e persistentes ou a dependentes de álcool e outras drogas. Em geral, o CAP infantil oferece serviços de atenção contínua, com funcionamento 24h, incluindo os fins de semana e feriados. Além disso, a unidade especializada neste segmento oferta ainda assistência a urgências e emergências, contando com leitos de observação.

Por isso, para Roberto de Souza (foto-acima), a implantação urgente desse tipo de equipamento público na cidade será de suma importância para aliviar o sofrimento de muitas crianças e adolescentes portadoras, por exemplo, da síndrome de down, Pessoas com Deficiência (PCDs) e do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Enfim, visa dar um pouco mais de qualidade de vida e dignidade aos pacientes, familiares ou responsáveis. O vereador acrescentou ainda que tem recebido muita gente no seu gabinete pedindo ajuda.

Em contrapartida, infelizmente, a administração pública local pouco oferece ou quase nada para beneficiar essa camada da sociedade. Segundo ele, um grupo de mães está bastante organizado para cobrar providências, no entanto, esbarra na falta de vontade política dos governantes municipais. “Na verdade, já fiz inclusive reunião com as mães e depois encaminhei um requerimento à municipalidade, contudo, recebi uma resposta genérica, ou seja, desrespeitosa que sequer informa os tipos de atendimento”, diz.

Ainda, na opinião dele, essas famílias de crianças e jovens portadores de doenças mentais ou de síndromes precisam de acompanhamento especializado no cotidiano, entretanto, vivem à mercê da própria sorte. Como exemplo dessa falta de assistência adequada, o vereador cita casos em que os pacientes necessitam de alimentos especiais ou de medicação específica quando procuram o posto de saúde não encontram e mesmo ingressando com ação judicial mesmo assim não têm o seu direito cumprido.

Também assinante da indicação, o vereador Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho (foto-esq), afirmou que trata-se de uma causa nobre, porém, não é desta forma que o poder público local encara a situação. Para ele, as mães passam por um sofrimento inimaginável e apesar dessa dor insuportável no seu íntimo ao ver o seu filho desamparado, nada compadece o setor competente da municipalidade.  “É um descaso total” lamentou.

Audiência

Os vereadores Claudio Roberto Squizato (PL), Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox e Luiz Fábio Alves da Silva (PSB0, o Fabinho, também destacaram a importância da instalação de um CAPS infantil na cidade. Já o presidente da Casa, Flávio Batista de Souza (Pode), o Inha (foto), pretende agendar uma reunião nas próximas semanas para discutir o assunto com representantes da Educação, Saúde, Assistência Social e Esporte e Lazer. Ele elogiou Roberto de Souza e Tonho por trazerem o tema à baila. Em Ferraz, não existe estatística oficial sobre a quantidade de pacientes crianças e jovens portadores de transtornos mentais.

Por Pedro Ferreira, em 27/10/2022.