O vereador Roberto Antunes de Souza (Cidadania) usou a tribuna da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos na última sessão ordinária, na terça-feira, dia 09, para fazer um apelo ao presidente da Casa, Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha. Na prática, ele (foto) pediu a intervenção política de Inha para articular junto ao deputado estadual, Rodrigo Gambale (PSL) uma audiência com o secretário de Estado de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.
Na pauta, os representantes locais vão solicitar, por exemplo, a reposição dos efetivos das polícias Militar e Civil, assim como cobrarem obras de melhorias, sobretudo, no Distrito Policial (DP), no Parque Dourado. Além disso, as autoridades municipais pretendem ainda pedir o envio de mais viaturas, ou seja, mais estrutura de trabalho para os agentes estaduais da segurança pública que atuam na cidade. Para Roberto de Souza, hoje, os DPs de um modo geral estão sem servidores para atenderem ao público.
Além disso, o vereador que já vem defendendo a ideia há meses quer também aproveitar a reunião na Segurança Pública para reivindicar a instalação de um batalhão da PM na cidade, já que Ferraz possui mais de 200 mil habitantes e apenas uma companhia da corporação, na Vila Romanópolis. Segundo ele, a criminalidade sempre foi um problema seríssimo, porém, no momento, a bandidagem está agindo a qualquer instante. “Enfim, o cidadão de bem não suporta mais tanta violência”, diz Roberto.
Outro tema que deverá fazer parte, mas de outro encontro na capital paulista refere-se, principalmente, a recorrente falta de médicos especialistas e o atendimento em geral no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho (foto), na Vila Corrêa. Por isso, Roberto de Souza propôs a Inha para que acione Rodrigo Gambale para agendar uma audiência com o titular da pasta estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. Na visão dele, os moradores sofrem com a carência de médicos na unidade e, portanto, estão morrendo à míngua.
Puxão de orelha
Em suma, pelos panoramas descritos acima abrangendo problemas crônicos nas áreas da Segurança Pública e da Saúde, fica muito fácil concluir, de acordo com Roberto de Souza, que o governo paulista, liderado por João Dória (PSDB) abandonou Ferraz de Vasconcelos, apesar de a cidade pela primeira vez dispor um deputado estadual eleito justamente para defender os interesses locais. Neste caso, ele pediu mais atenção de Rodrigo Gambale e lamentou o fato de o governador prometer e não cumprir nada. “Na realidade, só pensa no poder”, concluiu Roberto.
Por Pedro Ferreira, em 12/11/2021.