A recente regulamentação da lei municipal nº3.529, de 27 de setembro deste ano, que instituiu o Prêmio Ferraz Educa Mais voltado para professores do segundo ano do ensino fundamental das escolas locais pelo visto não agradou a categoria em geral. Por isso, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) criticou a decisão na sessão ordinária, na terça-feira, dia 12. Segundo ele (foto), muitos profissionais do primeiro ano o procuraram no seu gabinete e, ao mesmo tempo, deixaram claro o descontentamento com a exclusão.
De acordo com ele, com o critério atual adotado pela Secretaria Municipal da Educação apenas 12 professores dos segundos anos do ensino fundamental deverão receber o prêmio. Em razão disso, o restante da categoria ficou de fora e, portanto, o parlamentar acredita que a medida necessita ser repensada pela pasta. “Na realidade, a prefeita, Priscila Gambale (Podemos) e a titular da pasta, Paula Trevizolli editaram o decreto nº6.856, de 27 de novembro passado, sem ouvir ninguém sobre o assunto”, diz.
Em compensação, na avaliação do petista, o documento deveria ter sido elaborado em comum acordo com o pessoal do Conselho Municipal de Educação (CME) e não de maneira restrita como, de fato, aconteceu dentro do gabinete no Palácio da Uva Itália. Para Claudio Ramos, ao aprovar a norma, a Câmara Municipal deu um cheque em branco para a gestora. Por conta disso, para supostamente corrigir esse erro no texto, ele pretende apresentar uma emenda modificativa no ano que vem.
“Enfim, queremos que a bonificação seja feita de forma mais justa e democrática”, opinou o petista. Por sua vez, o Prêmio Ferraz Educa Mais possui como propósito reconhecer e incentivar o desempenho excepcional dos professores, gestores educacionais e integrantes do núcleo pedagógico que atuam nos segundos anos participantes das avaliações de fluência leitora. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED).
A recompensa, por outro lado, varia de R$3 mil a R$200,00. O pagamento da parcela única em dinheiro está previsto para cair no contracheque dos profissionais agraciados até o final deste mês. Já a solenidade de premiação do Prêmio Ferraz Educa Mais ocorre nesta terça-feira, dia 19, às 19h, no Auditório da Escola Técnica Estadual (Etec), na Rua Carlos de Carvalho, 200, no Jardim São João. A cerimônia vai reunir representantes da categoria e autoridades locais, regionais e estaduais.
Por Pedro Ferreira, em 19/12/2023.