Preocupado com a falta de informação oficial sobre a situação de famílias desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas torrenciais desde o início deste ano que castigaram a cidade, sobretudo, moradores das Vilas Cristina, São Paulo, Jamil, Zita e Mariana, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) questionou o assunto a municipalidade. O requerimento foi aprovado na sessão ordinária, na terça-feira, dia 4.
No documento, o petista (foto) quer saber quantas famílias estão, de fato, desabrigadas ou desalojadas na cidade, para onde foram levadas e a quantidade de famílias foram contempladas até agora com o pagamento do auxílio-moradia de R$600,00. Nele, Claudio Ramos cobrou ainda se o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, já enviou algum relatório conclusivo, principalmente, sobre o quadro da Vila Cristina (foto).
Por isso, em caso positivo, o parlamentar pediu o encaminhamento de uma cópia do estudo do local. No requerimento, Claudio Ramos questionou também o número de casas notificadas e laudadas pela Defesa Civil Municipal, quantas famílias foram avisadas para sair de seus imóveis condenados e quantos tiveram suas residências que receberam laudos do órgão competente da municipalidade.
Neste último item, o parlamentar solicitou a quantidade e os respectivos endereços. E, finalmente, em razão deste cenário desolador e preocupante, o que, de concreto, está sendo pensado e encaminhado na área de política pública de habitação na cidade? Para concluir, ele requereu se o governo local pretende ou já começou tratativas junto ao Estado objetivando a construção de moradias fora de encostas.
Solução
“Na realidade, mediante as respostas a serem enviadas dentro do prazo de até 15 dias, contados a partir do recebimento, queremos conhecer toda a problemática que envolve a falta de moradias na cidade e, ao mesmo tempo, se a Prefeitura Municipal tem algum projeto de política pública real para beneficiar famílias que residem em áreas de risco como é o caso do pessoal da Vila Cristina. Enfim, aprofundarmos o debate”, finalizou Claudio Ramos.
Por Pedro Ferreira, em 05/04/2023.