Vereador questiona o fornecimento de merenda especial para alunos

Procurado por um grupo de mães de alunos que tem filhos com intolerância alimentar no seu gabinete na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos e sem ter nenhum tipo de resposta para fornecer naquele momento, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) elaborou um requerimento para passar o assunto limpo. O documento foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 29.

Nele, o parlamentar petista (foto) questiona a Prefeitura Municipal, ou seja, a Secretaria da Educação se existe algum tipo de ação para resolver o problema enfrentado por estudantes que sofrem de intolerância alimentar durante o período de aula. Na prática, Claudio Ramos quer saber se a municipalidade oferece na sua merenda escolar produtos específicos para quem possui essa dificuldade.

A intolerância alimentar é uma resposta do organismo à ingestão de determinados alimentos em virtude de um obstáculo no processo digestivo, isto é, uma das etapas necessárias para absorver os nutrientes ingeridos. Por outro lado, de um modo geral, os sintomas se restringem apenas ao sistema digestivo, podendo aparecer após 72h da alimentação.

Entre os principais incômodos estão à diarreia, cólicas, dor, náuseas, vômitos e ruídos intestinais, entre outros. Neste caso, com o aparecimento de qualquer sintoma o indicado é consultar um especialista no assunto e, com isso, descobrir a melhor forma de fazer o tratamento. Um dos casos mais comuns é a rejeição ao leite e seus derivados que acontece devido à falta ou diminuição da enzima lactose.

Além disso, as pessoas que têm intolerância alimentar devem evitar a ingestão dos chamados frutos do mar que incluem camarões, peixes e mariscos. A mesma coisa ocorre com chocolate, chá, café, tomate, ovos, pimenta, banana, entre outros. Alimentos contendo corantes, aromatizantes e conservantes também precisam ser tirados do cardápio.

Por Pedro Ferreira, em 31/10/2019.