Vereador promove debate sobre reforma política brasileira

Vereador Claudio Ramos (PT) realiza debate sobre reforma políticaA reforma política brasileira será o principal tema de um encontro público organizado pelo vereador (foto) Claudio Ramos Moreira (PT) e por seu grupo político no próximo dia 20 deste mês, a partir das 18h, no Salão da Igreja Nossa Senhora da Paz na Rua Getúlio Vargas, 250, no centro de Ferraz de Vasconcelos. Na ocasião, o assunto reforma política brasileira deverá ser tratado pelo ex-prefeito de Guarulhos, conselheiro da Fundação Perseu Abramo, de São Paulo, e membro da direção nacional do PT, Elói Pietá e pelo padre da citada paróquia que representará a Diocese de Mogi das Cruzes, José Eduardo Ferreira.

Na palestra, os presentes terão a chance de conhecer um pouco mais como, por exemplo, funciona o financiamento público de campanha eleitoral exclusivo e não o também feito por empresas privadas como ocorre no momento, à adoção do voto distrital misto ou não e do voto facultativo. Além disso, os expositores, seguramente, abordarão ainda o fim da reeleição para mandatos do Poder Executivo, ou seja, de presidente da República, governador e prefeito e porque não da criação de um instrumento legal para impedir a carreira do chamado político profissional.

Enfim, limitar o número de vezes para o exercício de cargos eletivos por deputados federal, estadual e vereador. A discussão pode ainda envolver o término de coligações e a necessidade de eleição para suplente de senador da República, entre outros, temas afetos a reforma política brasileira tão propalada pela sociedade civil organizada em geral. Para Claudio Ramos, o debate, no tocante, a mudança urgente no modelo de representação política no País, já que, o atual encontra-se desgastado será de suma importância para contribuir com o processo em curso no meio da sociedade.

Por isso, o petista aproveita para convidar toda a população ferrazense e do restante do Alto Tietê a participar da audiência de extrema relevância social e política. Mais informações: (11) 4674-1818 ramal 228. Na prática, o debate sobre a reforma política brasileira é inspirado no movimento liderado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e apoiado por 12 entidades da sociedade civil organizada. Os órgãos defendem quatro tópicos principais: proibição do financiamento de campanha eleitoral por empresas; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada e o fortalecimento de mecanismos da democracia direta, mas, a decisão compete ao Congresso Nacional que já discute o assunto.

Por Pedro Ferreira.