Vereador participa do 3º fórum de mulheres negras de Ferraz

vereador-claudio-ramos-pt-aborda-a-mulher-negra-no-mercado-de-trabalhoNo mês brasileiro dedicado a consciência negra, o vereador reeleito  (foto)  Claudio Ramos Moreira (PT) participou do III Fórum de Mulheres Negras de Ferraz de Vasconcelos, no sábado, dia 26, Câmara Municipal, no centro. Na edição deste ano, o tema abordado foi a “Inserção da Mulher Negra no Mercado de Trabalho”. O evento foi realizado pela Casa de Cultura Raízes.

Convidado como um dos debatedores, Claudio Ramos auxiliado por sua assessoria pesquisou a respeito do assunto e, ao mesmo tempo, encontrou estudos interessantes. “Na verdade, só quando somos desafiados a explanar sobre um determinado conteúdo é que nos deparamos com a dura realidade”, diz o vereador.

A mulher negra no mercado de trabalho no país

Há décadas, a mulher negra vem sendo apontada como aquela que experimenta a maior precariedade no mercado de trabalho brasileiro. Entretanto, os estudos que aprofundaram a perspectiva de gênero raramente levam em consideração a variável cor. Frequentemente tais estudos homogeneízam a força de trabalho.

Neste enfoque, a mulher negra é vista como sustentáculo da raça uma vez que os homens negros excluídos da nova ordem social por estarem despreparados para assumir o papel de trabalhadores livres estavam sem condições de manter suas famílias. Por isso, coube a mulher negra a responsabilidade pela manutenção material da família.

No fundo, ao explorarem a intersecção entre raça e classe estes estudiosos reconheciam as desigualdades raciais no período pós-abolição, no entanto, postulavam que o desenvolvimento do capitalismo eliminaria naturalmente a raça como categoria classificatória. Na prática, os trabalhadores negros passariam a ser considerados pela sua posição no processo produtivo e não mais pela sua condição racial.

Por sua vez, merece atenção o fato de que a forte pressão do Movimento Negro provocou a produção de estatísticas sobre as desigualdades e estas têm auxiliado no importante papel de inserção da temática racial no espaço publico brasileiro. A amostra de mulheres negras em nossa pesquisa igualmente confirma esta afirmação

A maior parte de nossas entrevistadas (60%) iniciou sua vida profissional precocemente entre os seis e dez anos, geralmente, como doméstica e essa atividade se revelou como alternativa segura de trabalho para as mulheres negras em momento de crise 40% das nossas entrevistadas tiveram que retornar ao trabalho doméstico depois de terem trabalhado na indústria e/ou no comércio.

QUANTO A OCUPAÇÃO EM FERRAZ

O percentual de mulheres ocupadas, com 25 anos ou mais de idade, com ensino médio completo e superior incompleto é de 37,6 %. Já a taxa de mulheres, com 16 anos ou mais de idade, ocupadas em setor de atividade de indústria é de 15,7 %. Em contrapartida, o número de mulheres, com 16 anos ou mais de idade, ocupadas em setor de atividades e serviços é de 83,8 %.

Por outro lado, a população economicamente ativa de mulheres brancas com 16 anos ou mais de idade é de 17.605 pessoas. Por seu turno, a quantidade ativa de mulheres pretas ou pardas com 16 anos ou mais de idade é de 18.999 pessoas.

Por Pedro Ferreira.