Vereador Ni propõe adoção de programa para aumentar seguranças em escolas

Como o ambiente escolar está sendo atacado infelizmente com frequência como aconteceu em Blumenau (SC), onde um sujeito matou quatro crianças em uma creche particular, na semana passada, como será que Ferraz de Vasconcelos convive com esse tipo de violência? Tem planos para evitar ataques? Na realidade, de acordo com especialistas, a escola é o alvo da brutalidade e, portanto, exige um esforço coletivo para fazer o enfrentamento à onda de crimes inaceitáveis.

Em razão disso, o vereador Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ní (foto), propôs para o setor competente da municipalidade para que coloque em prática em regime de urgência a política pública denominada de “Programa Escola Mais Segura”. A sugestão foi apresentada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11. Segundo ele, a medida proposta inclui, por exemplo, a designação de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) ou a contratação de uma empresa de segurança especializada para garantir a paz nas escolas.

Ainda, de acordo com Ní, a sua ideia visa dar proteção a todo ambiente escolar, evitando assim atos que violem ou coloquem em risco à vida, à segurança, à saúde, à educação e à integridade física e psíquica das crianças e dos adolescentes da cidade. Além disso, o “Programa Escola Maia Segura” possui também o objetivo de assegurar a tranquilidade a todos os profissionais da educação. “Enfim, a todas as pessoas que atuam no ambiente escolar e permitir a aprendizagem e o desenvolvimento profissional”, diz.

Para Ní, essa é uma tarefa que requer a participação de todas as esferas de governo, ou seja, do municipal, estadual e federal. Na prática, os governantes devem priorizar medidas concretas e, ao mesmo tempo, eficazes para proporcionar a segurança no ambiente escolar em todos os níveis da educação básica no país. Por isso, o vereador acredita que seja de suma importância a adoção do “Programa Escola Mais Segura” pela Prefeitura Municipal. A rede de ensino local atende mais de 22 mil estudantes.

Por Pedro Ferreira, em 11/04/2023.