Vereadora cobra a instalação da Delegacia de Defesa da Mulher na cidade

Apesar do pouco tempo disponível para exercer o cargo temporariamente, a vereadora Roseli Aparecida Messias Ferreira (PSC), a Rose Fitness (foto), aproveita o período de estadia na Câmara Municipal para cobrar a instalação de uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na cidade. Para tanto, ela apresentou um requerimento com esse intuito à municipalidade na sessão ordinária desta terça-feira, dia 14.

Nele, a parlamentar quer saber como andam as tratativas entre o Palácio da Uva Itália e a Secretaria de Estado da Segurança Pública para a implantação da DDM e se há um prazo previsto para que esse importante equipamento público exclusivo para às mulheres saia finalmente do papel. A vereadora ressaltou ainda que a vinda do distrito policial específico foi autorizada pelo governo estadual em setembro do ano passado.

Além disso, Rose Fitness questionou ainda quando será feita a limpeza do Córrego do Meinho, no Jardim Anchieta, para evitar enchentes e, ao mesmo tempo, se o setor competente da municipalidade já verificou os riscos para as residências situadas às margens do referido riacho. A vereadora pediu informações também se há um plano oficial objetivando a construção de um muro de contenção no local.

Na terça-feira, a parlamentar requereu o cumprimento da lei municipal de sua autoria nº 3.358, de 25 de outubro de 2018, que instituiu no calendário oficial de eventos da cidade a Semana Cultural da Arte e Dança a ser comemorada anualmente no período de 29 de abril quando celebra-se o Dia Mundial da Dança. No fundo, quer tomar conhecimento de quais ações estão sendo planejadas para promoção do evento este ano.

Proteção

Por fim, Rose Fitness procurou saber onde as mulheres em situação de vulnerabilidade podem e devem recorrer para receber atendimento de medidas protetivas e de orientação sócio-emocional. Enfim, a vereadora cobra propostas concretas para mulheres e seus filhos vítimas de violência doméstica, que infelizmente vem assolando a sociedade em geral. Para ela, a mulher não pode ser vista apenas no mês de março, mas de maneira permanente.

Por Pedro Ferreira, em 14/03/2023.