Presente em todo território nacional, excelência na prestação de serviços postais, aliás, o mais confiável do mundo e livre do radar da privatização por decisão do atual governo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) precisa agora recompor o seu quadro de funcionários, já que desde 2011 não promove a contratação de colaboradores. Por isso, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) aderiu ao movimento pela realização imediata de concurso público no órgão (foto-agência local). A instituição tem, hoje, mais de 90 mil trabalhadores.
Para tanto, o petista preparou uma moção de apoio à abertura de concurso público pela União, bem como para que o atual governo e futuros gestores possam manter os Correios fundado, em 20 de março de 1969, como uma empresa pública moderna e atualizada tecnologicamente. O texto foi lido na sessão ordinária, na terça-feira, dia 22. O documento tramitou nas comissões competentes da Casa e, com isso, poderá ser votado em única discussão pelo plenário na próxima sessão ordinária, na terça-feira, dia 29, a partir das 9h.
Segundo Claudio Ramos, os Correios é uma empresa estratégica e presta serviços postais de interesse social muito relevantes para o cidadão em geral e outras companhias como, por exemplo, no transporte e entrega de correspondências, de encomendas e como correspondente bancário. Enfim, neste último requisito, a agência na maioria das vezes representa a única alternativa para os usuários, principalmente, nos rincões do país, onde o setor privado não tem interesse em manter o atendimento.
Além disso, os Correios atuam ainda na telefonia móvel, oferecendo planos acessíveis e servindo de contraponto às poucas e tradicionais empresas que operam o setor no Brasil. “Outra questão a ser destacada é que os Correios dão lucro e, assim, não dependem do aporte de dinheiro do tesouro nacional como talvez muitas pessoas desinformadas pensam”, comentou Ramos. Cópias da moção de apoio serão enviadas para o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e outras autoridades em Brasília.
Sabesp
Além de apoiar a contratação de mais funcionários nos Correios, o vereador (foto) trava uma batalha política contra o processo de privatização em curso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Na prática, o petista vai realizar um debate sobre o assunto no próximo dia 1º de setembro, a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, no centro. O evento deve atrair a presença de deputados estaduais, federais, especialistas e representantes dos funcionários da empresa.
Por Pedro Ferreira, em 25/08/2023.