Como o assunto da violência nas escolas no país tornou-se pauta obrigatória, sobretudo, nas últimas semanas, o vereador Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, também decidiu cobrar oficialmente o que vem sendo feito pela Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos para evitar possíveis tragédias como aconteceu em Santa Catarina (SC), na semana passada. O requerimento foi aprovado na terça-feira, dia 11.
No documento, o parlamentar (foto) pediu que a Câmara Municipal seja informada, de fato, sobre quais ações concretas estão adotadas para assegurar a segurança e a paz dentro das escolas situadas na cidade. Além disso, Tonho solicitou ainda a remessa de cópias de relatórios das rondas promovidas nos estabelecimentos de ensino locais por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) desde 1º de janeiro de 2021 até a presente data. Agora, o Poder Executivo tem até 15 dias para responder os questionamentos.
Para Tonho, o enfrentamento à violência no ambiente escolar é um papel do poder público em parceria com a sociedade civil organizada e, portanto, as autoridades competentes não podem ficar paradas diante desta triste realidade vivida no momento pelo povo brasileiro. Ainda, segundo ele, o pânico está instalado e cabe a todos dar a sua contribuição para serenar os ânimos e restabelecer a harmonia dentro e fora das escolas sejam elas municipais, estaduais ou federais.
Em reunião, na segunda-feira, dia 10, no Palácio da Uva Itália, com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, das forças de segurança pública incluindo da GCM e da Polícia Militar, além de funcionários da pasta da Educação municipal e estadual ficou acertado que as equipes escolares estão preparadas para prevenção de casos suspeitos devendo acionar imediatamente as autoridades policiais. As rondas escolares e a instalação de câmeras de vigilância também serão ampliadas, entre outras medidas preventivas.
Por Pedro Ferreira, em 13/04/2023.