Tonho questiona a transferência de EJA para a Vila Arbame

Vereador Tonho (PSD) critica transferência de EJA para Vila ArbameO vereador (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, questionou a Secretaria Municipal da Educação de Ferraz de Vasconcelos para saber qual o motivo que transferiu as aulas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil (Emeif) Sylvia da Silveira de Martini, na Vila Santa Margarida, para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Halim Abissamra, na Vila Arbame. O requerimento foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 17.

Para Tonho, a transferência do EJA da Vila Santa Margarida para a Vila Arbame prejudicou bastante os estudantes do tradicional bairro da cidade. “Antes, os alunos contavam com o ensino perto de suas casas, contudo, agora são obrigados a deslocar-se até a Vila Arbame para assistir as aulas. Vale destacar que estamos falando de trabalhadores que chegam cansados e, no entanto, estão sendo penalizados por essa decisão arbitrária da Secretaria Municipal da Educação”, disse Tonho. Ele lamenta que o povo queira estudar, porém, o governo municipal não colabora com tal finalidade.

O EJA tem sido uma ferramenta muito importante para que estudantes que tiveram dificuldades de frequentar aulas no passado possam recuperar o tempo perdido. O próprio Tonho cita que conhecidos acima de 60 anos passaram inclusive em vestibular e cursa faculdade, o que é algo maravilhoso. Em contrapartida, a pasta da Educação da cidade, simplesmente, está dificultando o acesso de pessoas nessas condições ao mundo do conhecimento. Tonho já adiantou que não aceita a versão de pouca procura de estudantes pelo EJA, na Vila Santa Margarida.

Além disso, na sessão ordinária, o vereador cobrou informações sobre a retirada de veículos apreendidos ou produtos de roubo e furto que estão em frente à Delegacia de Polícia (DP), no Parque Dourado, causando problemas, principalmente, aos moradores das Ruas David de Rogatis, Tio Patinhas e Banzé. Por incrível que possa parecer, o vereador também quer saber da administração quem, de fato, e direito é o secretário municipal de Assuntos Jurídicos. Inicialmente, a pasta fora ocupada por Shirley Roberta e Túlio Costa, entretanto, agora paira no ar o nome do novo titular.

Por Pedro Ferreira.